X
X

Buscar

VÍDEO – Ruas são interditadas após vazamento de gás em empresa de Pomerode

Ocorrência aconteceu na noite da segunda-feira, 19

Um grande vazamento de gás liquefeito de petróleo (GLP) ocorreu na noite da segunda-feira, 19, mobilizando o Corpo de Bombeiros na rua Arnoldo Hass, no Centro de Pomerode. A área, pertencente a uma empresa, foi isolada pelos militares.

De acordo com o relatório da ocorrência, o vazamento foi inicialmente identificado por moradores que, ao transitarem pela via, ouviram um barulho forte e sentiram um odor intenso proveniente do gás.

“Tratou-se de um vazamento na central de gás, que armazena até 12 toneladas dele. Todas as toneladas estavam distribuídas em 24 reservatórios. Após o isolamento do local em um raio de 100 metros, também foi fechado o trânsito na rótula da Rua dos Atiradores e na Rótula do Relógio”.

Detalhes do relatório

Após conseguir acessar as instalações da empresa usando equipamentos de proteção respiratória de pressão positiva, os militares realizaram o isolamento/fechamento de 18 dos 24 reservatórios, divididos em 4 células com 6 reservatórios em cada célula, mantendo ativo o vazamento em 6 reservatórios.

“Foi acionada a equipe técnica da empresa responsável pelo fornecimento do GLP, que se deslocou de Itajaí para atender ao chamado. Até a chegada da equipe técnica, foi realizada a ventilação da estrutura com uso de ventilador de pressão positiva para prevenir o acúmulo do gás inflamável”.

Cm a chegada da equipe, um dos técnicos foi equipado com equipamento de proteção respiratória de pressão positiva e vestimentas de proteção. Ele acessou o local onde estavam os reservatórios com vazamento, sendo protegido por uma névoa de água lançada pelos bombeiros. Assim, foi possível realizar o fechamento manual dos 6 reservatórios, cessando o vazamento por volta das 22h55.

“Após o cessar do vazamento, foi realizada a ventilação hidráulica no local para diminuir o odor característico do GLP oriundo do Mercaptano, produto adicionado ao GLP que lhe confere o odor, auxiliando no processo de identificação de vazamentos. A equipe técnica identificou uma falha em uma das conexões que levou ao vazamento de GLP por aproximadamente 2h30 na região”.

Assista ao vídeo:

Vídeo: Carlos Hein


Veja agora mesmo!

Gestores e possível técnico do Metrô falam sobre desafio do ano: