VÍDEO – Saiba como ajudar alunos de escola de Blumenau a participarem da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
Evento acontecerá em dezembro no Rio de Janeiro
Um grupo de alunos da Escola de Educação Básica Senador Evelásio Vieira, localizado no bairro Itoupavazinha, em Blumenau, é finalista da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. O evento acontecerá em meados de dezembro no Rio de Janeiro e, para participarem, os estudantes organizaram uma vaquinha para conseguir arrecadar fundos para custear a viagem. Os custos da viagem são de R$ 20 mil, mas os alunos ainda precisam de R$ 5 mil.
A fase final da prova prática da 51ª Jornada de Foguetes da olimpíada acontecerá entre os dias 11 e 14 de dezembro, em Barra do Piraí (RJ). Na oportunidade, os alunos realizarão o lançamento do foguete que foi desenvolvido por eles com o auxílio da professora coordenadora do projeto.
Segundo o diretor da escola, Estevão José da Cunha, os alunos do Ensino Médio tiveram muito treinamento e estudo, inclusive fora do horário escolar. A professora Cátia Cilene Voss Dolberth, representante oficial da OBA/MOBFOG – Mostra Brasileira de Foguetes – com especialização na área de astronomia e astrofísica, trabalhou com os alunos para eles estudarem e desenvolverem um projeto que atingisse os objetivos exigidos pela Olimpíada.
O diretor afirma que além da professora Cátia, embarcarão rumo ao Rio de Janeiro os alunos João Vitor Boing, João Paulo Boing, Danton Vinicius Borges Schmitt, Kauany Kanitz dos Santos, Mariana Becker e a suplente Emanuelle do Nascimento Defreyn, além da assessora da direção e colaboradora no projeto Liliam Cristiane Beal.
Estudos no contraturno
Estevão explica que com o objetivo de desenvolver as ciências da natureza para que os alunos pudessem praticar, ter as habilidades e o gosto por astronomia e astronáutica, a professora Cátia realizou uma sequência de atividades voltadas para aulas preparatórias, para facilitar a compreensão de temas relacionados a esta ciência, em horários contraturno. Ele destaca que a professora tinha disponibilidade para atender os alunos como voluntária do projeto.
“Essa dedicação continuou após os primeiros resultados. E ultrapassaram as expectativas da participação. Os alunos se empenharam em estudar e testar o projeto tanto no contraturno e horário disponível da professora quanto em casa também”, comenta o diretor.
Os resultados da aplicação do projeto têm sido positivos, pois os estudantes participantes tiveram bons desempenhos nas provas escritas e práticas, e despertaram o interesse por esta área. Segundo o diretor, eles alcançaram o resultado de 44 medalhas, sendo 35 de ouro, nas etapas regionais, provas práticas e teóricas. Com esses resultados, os estudantes foram classificados para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).
Além da Olimpíada, segundo o diretor, duas estudantes foram convidadas para participarem da seletiva para as Olimpíadas Internacionais que acontecerão em 2024.
“Tal projeto desenvolvido pela professora orientadora e seus estudantes enobrece a comunidade escolar da E.E.B. Senador Evelásio Vieira bem como a educação pública do estado de Santa Catarina”, ressalta.
Como ajudar
Para a final da Olimpíada, as equipes deverão levar os foguetes e os projetos desenvolvidos em um power point. Eles realizarão uma breve apresentação do projeto sem o motor com combustível.
O diretor explica ainda que durante a jornada, os alunos fabricarão o motor com combustível em oficina oferecida pelo campeonato juntamente com o material, que também será fornecido pela organização da Olimpíada.
A programação também conta com uma data específica para fazer o lançamento dos foguetes e as equipes participantes terão duas tentativas cada para alcançar a maior distância percorrida.
Estevão afirma que as regras são enviadas no edital de convite para as equipes que pontuaram para classificação da final, inclusive os custos de toda a competição.
Para ajudar os alunos a participarem da Olimpíada, a professora Cátia disponibilizou o pix dela para que as pessoas possam fazer doações para o custeio da viagem. As doações podem ser feitas pelo pix: 932.001.109-53 que está no nome da professora e coordenadora do projeto, Cátia Cilene Voss Dolberth.
Veja agora mesmo!
Batalhão da comédia: Palhaço Birita e Sargento Junkes contam piadas no Bar da Zenaide