VÍDEO: Blumenauense perde R$ 5 mil em “golpe do falso juiz”; entenda
Tribunal de Justiça de Santa Catarina relata que diversos municípios foram vítimas de estelionatários
O Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional do Tribunal de Justiça de Santa Catarina divulgou um novo golpe nesta quinta-feira, 14. As práticas foram identificadas na última semana e envolvem o Poder Judiciário catarinense.
Blumenau registrou um caso nesta quarta-feira, quando uma pessoa perdeu R$ 5 mil. Já no dia 23 de abril outro prestador de serviços foi vítima do golpe em Indaial.
De acordo com o chefe de contrainteligência do órgão, major Joanir Ricardo Pereira dos Santos, o estelionatário entra em contato com prefeituras se passando por juízes. Eles informam que estarão no município a serviço.
Em seguida, eles solicitam uma pessoa de confiança e um veículo para transportá-lo. O golpe acontece na hora do pagamento do serviço. O golpista apresenta um comprovante de depósito falso, com um valor acima do combinado.
Ele então pede para o prestador de serviço que o dinheiro a mais seja retornado a ele. Intitulado “golpe do falso juiz”, diversas cidades já relataram terem sido vítimas da situação.
“Caso você tenha sido vítima desse golpe procure a Polícia Civil. Em hipótese nenhuma o Poder Judiciário solicita veículo a qualquer pessoa ou órgão para qualquer tipo de serviço”, alerta dos Santos.