Após a polêmica com as novas vagas da área azul no bairro Vila Nova, em Blumenau, o assunto foi debatido durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores nesta terça-feira, 11.

Na última semana, comerciantes das ruas Joinville e Theodoro Holtrup, no bairro Vila Nova, foram surpreendidos após vagas da área azul serem demarcadas em frente aos seus estabelecimentos, impossibilitando o acesso às vagas particulares que ficam na parte dos recuos dos imóveis.

O vereador Diego Nasato (Novo) criticou a maneira que foram implantadas as novas vagas de área azul em Blumenau, principalmente no bairro Vila Nova. “É preciso reconhecer que a forma com que tem sido implantado a área azul em Blumenau já tem sido um grande problema e voltará a ser muito em breve. Ao que tudo indica, os representantes do comércio terão que regularizar os seus acessos de entrada e saída”.

Durante pronunciamento na sessão ordinária desta terça-feira, o parlamentar disse que “um comércio que está consolidado não pode simplesmente atender a uma diretriz nova”.

Eliz Haacke/O Município Blumenau

Dinâmica do bairro

Ele comentou que a região é muito movimentada e que ninguém havia se queixado dessa situação até o momento. Ele acrescenta que essa mudança nos estacionamentos mudará toda a dinâmica do bairro.

“Muitos empreendimentos de Blumenau não conseguem sair do papel sem apresentar diversos estudos de impacto de vizinhança, estudo disso, estudo daquilo e de repente na Vila Nova não precisa de estudo para nada. Empurram de goela abaixo a área azul na frente de todos aqueles comerciantes sem perguntar se eles vão ter que fechar as portas ou não por conta dessas iniciativas. Ou seja, a comunidade não é consultada, ela só paga a conta”, criticou.

Os vereadores Gilson de Souza (Patriota), Cristiane Loureiro (Podemos) e Adriano Pereira (PT) também lamentaram a situação.

Jovino Cardoso Neto (Solidariedade), líder do governo na Câmara, afirmou que este é um governo participativo na comunidade e que “se vai fazer uma ação, vai trazer alguma reação, seja ela no sistema viário, que são os estacionamentos que é a área azul, e a comunidade está certa. Há uma reação que eles querem viabilizar o comércio, dar geração de emprego, e cada ação traz uma reação”, diz. Por fim, ele acrescentou que o prefeito já deve estar acompanhando a situação de perto.

Confira o pronunciamento completo


Assista agora mesmo!

Patê de camarão com carpaccio de salmão defumado para surpreender as visitas: