X
X

Buscar

VÍDEO – Vereadores Mirins de Blumenau viajam para Brasília para programa educativo

Os vereadores mirins de Blumenau fizeram uma viagem pedagógica a Brasília, acompanhados pela equipe de coordenação do Programa Vereador Mirim, entre os dias 17 a 21 de outubro.

O objetivo principal da viagem foi a participação dos estudantes no Câmara Mirim 2023, um programa educativo promovido pelo portal infantil Plenarinho da Câmara dos Deputados.

Além das atividades realizadas, os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer os gabinetes de alguns políticos, como da deputada Ana Paula Lima (PT) e o senador Jorge Seif Junior (PL). Além disso, os vereadores mirins conversaram com o ex-presidente Jair Bolsonaro por meio de uma chamada de vídeo, realizada pelo senador.

O programa

O programa Câmara Mirim simula a atividade legislativa, desde a elaboração do projeto até a votação em comissões e no plenário da Câmara dos Deputados.

Estudantes do Ensino Fundamental, do 5° ao 9° ano, que fazem parte de escolas públicas e particulares do país, fazem o papel de deputados e deputadas mirins e apresentam, debatem e votam três projetos de lei selecionados entre os que foram enviados pelos jovens.

As três propostas selecionadas foram o projeto que cria o programa de bolsa estudantil para alunos/as do novo Ensino Médio, de autoria da estudante Karine Vieira Garito, de Contagem/MG.

O outro projeto selecionado foi o que cria o Dia Nacional de Combate ao Capacitismo Escolar, de autoria do deputado mirim Elton Cauã Mota Dias Lima, de Petrolina/PE. Já o estudante Henrique Rodrigues de Sousa, de Ibirité/MG, propôs que todas as escolas tenham grêmios estudantis para facilitar a comunicação e resolução de conflitos internos.

Câmara Mirim de Blumenau/Divulgação

No primeiro dia do evento, na quinta-feira, 19, os deputados e deputadas mirins foram divididos em comissões estando em três plenários diferentes, ficando cada grupo responsável pela análise, debate de um dos projetos e foi feita a apresentação, discussão e votação de emendas aos textos dos projetos, produzindo, coletivamente, projetos de lei substitutivos.

No plenário 3 ficou o grupo composto pelos vereadores mirins da Câmara Mirim de Blumenau, que, junto dos outros estudantes, analisaram e debateram o projeto que obriga todas as escolas a terem grêmios estudantis, de autoria do estudante Henrique Rodrigues de Sousa, de Ibirité/MG. A presidente da reunião mirim da comissão foi a vereadora mirim de Blumenau, Fernanda Piske Matoso e a relatora foi a vereadora mirim da Câmara Mirim de Jaraguá do Sul, Maísa de Azevedo.

Já no dia seguinte, na sexta-feira, 20, os deputados mirins participaram da Sessão Plenária Mirim no Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados, para discussão e votação simbólica dos textos aprovados nas comissões. A sessão mirim registrou a presença em plenário de cerca de 149 deputados mirins e foi presidida pela deputada miriam Verônica de Souza Correa, da Escola Cidadã de Ibirité/MG e tendo como vice-presidente a estudante e vereadora mirim de Blumenau, Fernanda Piske Matoso, da Escola Básica Municipal Machado de Assis, que se pronunciou ao fim da sessão. Durante a discussão dos substitutivos ocuparam a tribuna da Câmara dos Deputados, os vereadores mirins de Blumenau, Dídio João Pereira, da Escola Básica Municipal Visconde de Taunay e Samuel Velho Pereira Meira, da Escola de Educação Básica Bruno Hoeltgebaum.

Câmara Mirim de Blumenau/Divulgação

Os três substitutivos aos projetos de lei foram aprovados pelos deputados mirins em votação simbólica. O projeto sobre a criação do Dia Nacional de Combate ao Capacitismo foi aprovado de forma nominal.

Ao final, a presidente mirim fez questão de esclarecer que o presidente da Câmara dos Deputados assegurou que vai encaminhar as propostas aprovadas para as comissões que tratam dos assuntos para exame, assim nessas comissões os deputados vão poder conhecer e endossar as ideias, elas poderão ser apadrinhadas pelos deputados, virarem projetos de lei de verdade e poderão tramitar na Câmara dos Deputados.

Turismo

Além da participação na atividade realizada pela Câmara dos Deputados, os vereadores mirins tiveram a oportunidade de conhecer pontos históricos na Capital Federal e visitar diversas instituições públicas, agregando conhecimento acerca do funcionamento dos Três Poderes na esfera Federal.

Câmara Mirim de Blumenau/Divulgação

Foi realizada visita no Congresso Nacional, mais especificamente na Câmara dos Deputados, visitando os gabinetes dos deputados federais Ismael dos Santos (PSD) e Gilson Marques (Novo), esse último que fez um breve tour pela Câmara dos Deputados, incluindo no Plenário Ulysses Guimarães. Os estudantes também visitaram o gabinete da deputada federal Ana Paula Lima (PT).

Também foi realizada visita guiada no Supremo Tribunal Federal (STF) e na Praça dos Três Poderes. Já no Senado Federal visitaram os gabinetes dos senadores Esperidião Amin (PP), Jorge Seif (PL) e também da senadora Ivete da Silveira (MDB), bem como fizeram visita ao Plenário do Senado Federal e visita guiada ao Museu do Senado.

Por fim, a equipe realizou visitas à Procuradoria-Geral da República, ao Palácio Alvorada, ao Memorial JK, à Torre de TV, ao Letreiro de Brasília, no entorno da Ponte Juscelino Kubitschek, ao Estádio Mané Garrincha e à Catedral de Brasília.

Câmara Mirim de Blumenau/Divulgação
Câmara Mirim de Blumenau/Divulgação
Câmara Mirim de Blumenau/Divulgação
Câmara Mirim de Blumenau/Divulgação

Veja agora mesmo!

Blumenauense relembra primeiro beijo com o marido na Oktoberfest: