X
X

Buscar

Vigilância Epidemiológica de Pomerode confirma morte de homem diagnosticado com meningite

Homem estava internado desde o dia 1º de novembro no Hospital Oase, em Timbó

A Vigilância Epidemiológica de Pomerode confirmou nesta semana a morte de um homem de 37 anos, que foi diagnosticado com meningite meningocócica. Ele faleceu no último sábado, 23, após permanecer internado no Hospital Oase, de Timbó, desde o dia 1º de novembro. A vigilância ainda informou que a cidade não possui mais nenhum caso confirmado ou suspeito da doença.

De acordo com informações da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE), até o dia 31 de outubro deste ano, outros 11 casos fatais foram registrados no estado.

Segundo informações do Ministério da Saúde, a meningite é uma inflamação das meninges, membrandas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A meningite pode ser causada por vírus ou por bactéria, que é mais grave.

O risco de contrair meningite é maior entre crianças menores de cinco anos, principalmente até um ano, no entanto pode acontecer em qualquer idade. A principal forma de prevenir a meningite é por meio da vacinação.

Vacinas

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece desde 2010 a vacina Meningococo C, voltada para crianças com doses aos três e cinco meses, e que também recebem um reforço com um ano de idade. A partir de 2017, os adolescentes, entre 11 e 14 anos também passaram a receber a dose gratuitamente.