Vigilância Epidemiológica realiza bloqueio vacinal após jovem com suspeita de sarampo ir ao cinema, em Blumenau
Se você esteve no mesmo local que ela, é preciso conferir sua vacina contra a doença
Uma mulher de 20 anos que esteve em um cinema de Blumenau está com suspeita de sarampo. Ela estava de visita à cidade, mas pode ter infectado outras pessoas que passaram pelo mesmo local que ela.
É por isso que a Secretaria de Promoção da Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica de Blumenau, está realizando um bloqueio vacinal. Ou seja, todas as pessoas que tenham frequentado o cinema do Norte Shopping na tarde do dia 7 de dezembro, precisam ter certeza de que estão protegidos contra a doença.
A jovem esteve no local entre as 14h e as 17h. Mesmo que a doença não tenha sido adquirida no município, o bloqueio é importante para evitar possíveis novos contágios. Todos que passaram pelo cinema durante este período e ainda não estejam vacinados devem buscar uma unidade de saúde imediatamente.
Quem tiver dúvidas sobre a situação da carteira de vacinação também devem buscar atendimento.
Horário de atendimento
Entre os dias 23 e 27 de dezembro, os Ambulatórios Gerais das regiões do Centro, Escola Agrícola e Badenfurt estarão abertos em esquema de rodízio e de plantão das 7h às 19h, com as salas de vacina funcionando das 8h às 16h. A partir do dia 6 de janeiro, todos os sete ambulatórios estarão funcionando.
Casos na cidade
Um caso importado de sarampo foi confirmado em Blumenau em 2019, no mês passado. Uma mulher de 26 anos, moradora de Blumenau, que apresentou sintomas da doença após participar de um evento musical em uma cidade da região. O último registro de sarampo na cidade havia sido em 2003.