Vigilantes armados que atuarão nas creches e escolas de Blumenau recebem treinamento

Serão 150 profissionais de segurança nas unidades de educação da cidade

Foi realizado neste sábado, 15, um treinamento para os vigilantes que atuarão nas unidades municipais de educação de Blumenau. Já uniformizados, os profissionais receberam capacitação e orientações para os trabalhos, que começam na manhã de segunda-feira, 17, retorno das auas após recesso.

O treinamento contou com o acompanhamento e participação do prefeito Mário Hildebrandt, da vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar, do secretário de Educação Alexandre Matias, e dos vereadores Almir Vieira, Jovino Cardoso.

“Depois de dias tão difíceis, ver concretizada a contratação e as equipes em treinamento nos deixa emocionados. Fizemos uma verdadeira operação de guerra para que todas as unidades tivessem segurança para a retomada das aulas e pudéssemos dar essa garantia para alunos, professores e equipes das escolas e Ceis”, afirmou o prefeito.

Medidas de Segurança

Neste primeiro momento, serão 50 postos com seguranças armados com armas de fogo e 100 postos sem armas de fogo. A partir da segunda-feira, dia 24, todos os seguranças estarão armados com armas de fogo. Ao todo serão 150 postos de vigilância, entre escolas e Ceis.

Equipes técnicas também visitaram todas as instituições de ensino para verificar possíveis vulnerabilidades na estrutura física das unidades. As manutenções e obras de melhoria nas instituições já estão ocorrendo e devem seguir nas próximas semanas.

Além disso, um levantamento foi realizado para analisar a quantidade de câmeras de monitoramento necessárias em cada instituição. Com esses dados, a equipe de gestão está trabalhando na compra destes equipamentos com prazo de implantação de 15 a 20 dias.

No total, serão 220 câmeras instaladas na entrada das unidades. Em um software, a Polícia Militar e equipes da Prefeitura por meio da Central de Controle Operacional terão acesso em tempo real às imagens das escolas e CEIs do município.

Botões de pânico também serão colocados fisicamente em locais estratégicos nas unidades, os botões também serão interligados com a CCO e a Polícia Militar. Outra medida é o plano de contingência elaborado pela Secretaria de Defesa Civil juntamente com os órgãos de proteção.

As equipes trabalharam na elaboração do plano para a situação de ataques e vão apresentá-lo em cada unidade nos próximos 60 dias.


Cônsul da Áustria em Blumenau ensina a preparar um delicioso Hackepeter moderno:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo