Vila Itoupava celebra cultura alemã com desfile da 37ª Oktoberfest Blumenau
Distrito com maior número de descendentes de alemães recebeu o evento pela quarta vez
A Vila Itoupava foi palco de mais um desfile da Oktoberfest na manhã deste domingo, 9. Centenas de pessoas saíram de casa para encontrar os amigos e celebrar a cultura alemã em Blumenau. O evento reuniu alunos das escolas locais, a realeza da 37ª edição da festa, autoridades e diversos carros alegóricos.
Ao todo, 46 grupos desfilaram pela rua Henrique Conrad. O clima das festas de outubro animou o público que cantou, dançou e aproveitou o chope que muitos carros alegóricos distribuíram.
Para o prefeito Mário Hildebrandt o desfile tem a oportunidade de levar a alegria da Oktoberfest para os bairros de Blumenau, especialmente para a Vila Itoupava, que é a mais distante, além de envolver a comunidade que tem forte presença dos clubes de caça e tiro e da colonização alemã.
“Mais de 80% das famílias ainda falam alemão em casa. Trazer o desfile para eles é uma oportunidade de fortalecer esses laços com a tradição, cultura, gastronomia e para que eles se sintam parte da cidade como um todo”.
Ele pontua que um dos grandes desafios da gestão é envolver toda cidade nos eventos e ações, que muitas vezes ocorrem mais na área central. “Isso não quer dizer que não seja feito para a cidade toda. Trazer o desfile é envolver a comunidade nesse processo. E claro que depois de dois anos sem a Oktoberfest toda a comunidade está feliz e empolgada”. Mario comenta que o número de pessoas surpreendeu a organização.
Comunidade acolhedora
O intendente distrital da Vila Itoupava, Leandro Rodrigues da Silva, o Índio, aponta que está é a quarta edição da parada da Oktoberfest no local. Segundo ele, a ação é vinculada a estratégia de reposicionamento do distrito, que tem a característica de ser a comunidade onde se concentra a maior parte dos descendentes diretos dos colonizadores.
“Temos foco no alinhamento do plano de desenvolvimento turístico da Vila Itoupava. Ainda na semana que vem teremos uma edição do Stammtisch Vila Itoupava durante a Oktoberfest. O governo tem investido bastante na Vila de modo a potencializar, estruturar, e garantir que o turismo se desenvolva com uma estratégia econômica e com desenvolvimento sustentável onde todos ganham”, pontua.
Índio comemora o aumento de grupos participantes do desfile, sendo 27 em 2019 e 46 neste ano. “Neste ano nos surpreendeu devido aos dois anos de pandemia, tivemos esse período sem o evento, e hoje tivemos um belo dia de sol e a Vila Itoupava está recebendo pessoas de todas as partes do Brasil”, comemora.
A rainha da 37ª Oktoberfest, Sasha Benner Bauer, comenta que em 2018 teve a oportunidade de desfilar na Vila Itoupava quando era a rainha da Associação dos Clubes de Caça e Tiro e afirma que foi bem recepcionada pela comunidade.
“Hoje, representando a Oktoberfest Blumenau é ainda mais emocionante, principalmente depois desses dois anos de silêncio da festa e agora com a retomada. O pessoal aqui é sempre bem acolhedor, então é sempre bom vir aqui”, explica.
Primeiro desfile da filha
Participando pela primeira vez com o grupo da Rollmopswagen, Jean Marcelo, 47, levou a pequena Helena, de 1 ano, para estrear no evento. Ele comenta que já participou de outros desfiles da Oktoberfest com grupos folclóricos. Após os dois anos sem a festa, ele decidiu levar a filha para reforçar as raízes da menina na cultura alemã.
“A maior alegria da festa é a família e compartilhar junto com os pequenos. Foi assim que nós ficamos fãs da festa, crescemos com ela e os filhos têm que acompanhar”, comenta o morador do bairro Itoupava Norte.
Helena desfilou em um carrinho que foi adquirido para o desfile e caracterizando de acordo com o tema da festa. “Ela está adorando, para ela é só alegria e diversão. Apesar da idade dela, ela está se entretendo bastante”, diz o pai contente ao ver a felicidade da filha.
Visitantes de Indaial
O morador de Indaial, Bonifacio Korc, 71, foi visitar a neta e aproveitou para participar da festa na Vila. Ele já tinha visto o desfile em Munique, na Alemanha, e garante que o evento em Blumenau é tão bonito quanto o do exterior. “É lindo, sempre acompanho os desfiles em Blumenau e gostei pois hoje tem bastante gente”.
A moradora da região, Rosa de Oliveira, 58, comenta que viu o desfile na Vila pela primeira vez. Ela já tinha acompanhado os eventos realizados na rua 15 de novembro e não imaginava que teria uma festa tão grande na Vila.
Rosa foi acompanhada pela sogra Leonita Kleine, 88, de Indaial. Como ela estava passando o fim de semana com Rosa, elas optaram por assistir ao desfile. “Está maravilhoso, muito bom e divertido. Moramos há muito tempo na redondeza, mas esse é o meu primeiro desfile na Vila Itoupava. Está superando a minha expectativa, achei que não teria tanta gente”, comenta Rosa, que aproveita para elogiar a organização.
Em família
Bruna Letícia Martins, 30, aproveitou o dia ensolarado para levar a filha Laura, 2, e o marido Tales para acompanharem o desfile. A família mora perto da Vila Itoupava e aproveitou para ver os amigos desfilarem.
“Essa é a primeira vez que eu vejo um desfile da Oktoberfest. Achei bem divertido e legal”, diz. Já a pequena Laura ficou encantada quando as bicicletas e os cavalos passaram pela via. Após a primeira experiência, Bruna pretende acompanhar os demais desfiles da festa.
– Assista agora:
Gastronomia da Oktoberfest: conheça pratos curiosos e tradicionais da festa