Vila Itoupava comemora aniversário de Blumenau com desfile e maior cuca do Brasil
Distribuição do doce à comunidade ocorreu na tarde desta segunda-feira
A comemoração dos 169 anos de Blumenau no distrito mais alemão da cidade começou, nesta segunda-feira, 2, com o tradicional desfile pela principal rua da região. Depois, as centenas de pessoas seguiram para o ginásio da escola Coronel Pedro Christiano Feddersen, onde ocorreu o corte da maior cuca do Brasil.
O desfile começou por volta das 15h10. Crianças, adultos e idosos passaram pela via representando 35 grupos, entre bandas escolares, entidades e empresas. A tradicional atração encerrou com os moradores da Vila Itoupava, que levaram produtos da horta, ferramentas agrícolas e até animais.
O prefeito Mário Hildebrandt (sem partido) e outras autoridades assistiram tudo do alto da Intendência da Vila Itoupava. Depois, eles e outras centenas de pessoas que se espalharam pelas calçadas da rua Henrique Conrad seguiram para o ginásio da escola municipal.
Ali, Blumenau bateu o próprio recorde de 2018, com um metro a mais de cuca. O peso aumentou 449 quilos – neste ano o recheio estava mais generoso.
“Temos 169 metros e 1.312 quilos de cuca. Parabéns, vocês estão no RankBrasil”, disse, animada, a fiscal do sistema de homologação de recordes, Iolete Cadari.
Diante da multidão que se aglomerou dentro e fora do ginásio, o prefeito contou que a ideia de fazer a cuca surgiu no ano passado. Roberto Fritzke, dono da padaria da Vila Itoupava que leva o sobrenome dele, aceitou o desafio.
Tal como ocorreu em 2018, o estabelecimento produziu o doce. Recebeu doações da Prefeitura, empresa Werner (farinha de trigo) e Bom Princípio Alimentos. Cerca de 20 funcionários trabalharam desde às 11h deste domingo, 1º, e, literalmente, colocaram a mão na massa.
Foram 275 quilos de açúcar, 604 ovos, 610 quilos de farinha, entre outros ingredientes que deram origem a 180 sabores. Os pedaços assados em quase 300 formas formaram um só sobre as dezenas de mesas na quadra. O último deles chegou pouco antes da solenidade começar, ainda quente do forno.
“No ano que vem vamos aos 170 metros com certeza”, antecipou o Intendente da Vila, Leandro da Silva, o Índio.
O prefeito distribuiu os primeiros pedaços e recebeu o troféu das mãos de Iolete. Após a cerimônia e algumas falas, a comunidade pôde levar para casa fatias da iguaria tão apreciada pelos blumenauenses.