Vila Itoupava terá complexo turístico; confira detalhes do projeto

Intuito é possibilitar uma rota germânica atrativa para os turistas que visitam o distrito

A Vila Itoupava possui um grande potencial turístico que passará a ser mais explorado através da criação de um complexo cultural e de lazer para a região.

O Complexo Turístico e Cultural da Vila Itoupava é um dos 32 projetos de lei que foram encaminhados pela Prefeitura de Blumenau à Câmara de Vereadores no final de 2021. Aprovado pelo legislativo, ficou autorizada a concessão de uso de espaço público, a título oneroso, para a construção do complexo turístico.

Com a autorização do Legislativo, ao final do primeiro semestre de 2022 o municipio deve lançar o edital de licitação modalidade concorrência pública para buscar na iniciativa privada o concessionário que viabilize a construção das melhorias no entorno do complexo. Trata-se, portanto. de uma parceria em que a prefeitura entra com a edificação e área pública e o concessionário com a responsabilidade de prover a urbanização conforme o projeto e o prazo aprovados pela Câmara de Vereadores.

Intuito do complexo

De acordo com o intendente da Vila Itoupava, Leandro Rodrigues da Silva, também conhecido como “Índio”, o intuito do complexo é dar para a Vila Itoupava a mesma qualidade que a região central da cidade possui, levando desenvolvimento.

O complexo turístico será construído na rua Dr. Pedro Zimmermann, onde está localizado o prédio da antiga Cervejaria Feldmann, que atualmente é o Centro Turístico e Cultural da Vila Itoupava (CTC). O projeto pretende utilizar do registro histórico que o local já carrega para promover uma área de lazer para comunidade e um passeio atrativo para os turistas.

Atrações

O total da área concedida é de mais de cinco mil metros quadrados. O espaço contará com gastronomia, cultura, e é claro, arquitetura típica germânica para possibilitar uma experiência completa para os visitantes, o que, consequentemente, também culmina com o desenvolvimento econômico da Vila.

Além do prédio da Cervejaria Feldmann, o complexo turístico também irá conter a Casa Feldmann, o Salão Kunze, o parque Claus Feldmann, além de uma praça, estacionamento para carros e ônibus de turismo, um anfiteatro e uma edificação para jogos tradicionais da cultura alemã.

Cervejaria Feldmann

A Cervejaria Feldmann foi fundada por Heinrich Feldmann em 1898, e além de ser a quarta cervejaria da história de Blumenau, também é a única das mais antigas que permanece preservada e com os equipamentos originais.

A Feldmann foi a primeira cervejaria do Brasil a produzir o estilo Bock. Além da cerveja, também eram produzidos licores e refrescos. A fábrica fechou as portas em 1978.

No local existe um memorial para a Cerveja, fazendo com que o prédio da antiga Cervejaria Feldmann faça parte da Rota do Vale da Cerveja.

No novo complexo turístico, a antiga cervejaria continuará abrigando Centro Turístico e Cultural da Vila Itoupava (CTC).

Centro Turístico e Cultural da Vila Itoupava. Foto: Marcelo Martins

Casa Feldmann

A Casa Feldmann foi doada ao município em 2004. Atualmente a casa já foi restaurada e agora aguarda apenas a realocação. A previsão é que tanto o Salão Kunze quanto a Casa Feldmann estejam prontos em junho de 2022. No complexo, a casa Feldmann será um empório onde serão vendidos com produtos locais feitos artesanalmente.

Casa Feldmann. Foto: Prefeitura de Blumenau

Salão Kunze

De acordo com o intendente Leandro, foram mais de 10 desapropriações que possibilitaram, por exemplo, a realocação de uma das atrações do complexo, o Salão Kunze. Toda a estrutura do salão já está restaurada e as obras de realocação iniciaram nesta segunda-feira, 31.

Construído em 1930, o salão é a segunda maior edificação enxaimel de Blumenau, ficando atrás apenas do Hospital Misericórdia, localizado também no Vila Itoupava. Antigamente o salão era sede para a Sociedade União, um clube de caça e tiro.

Cerca de 400 mil reais estão sendo investidos para realocar o salão, que no complexo será utilizado como um restaurante ou padaria. O investimento veio do Fundo de Manutenção do Centro Turístico e Cultural e de uma emenda do ex-senador Dalírio Beber.

Salão Kunze. Foto: Prefeitura de Blumenau

Parque Claus Feldmann

Atualmente, atrás do CTC funciona o Parque Natural Municipal Claus Feldmann, feito em 2021 para que a população tivesse acesso a um parque natural com cachoeiras. No complexo turístico o parque continuará disponível para uso.

Área do Parque Natural Municipal Claus Feldmann. Foto: Reprodução

Confira fotos do projeto

 

Projeto do Complexo Turístico do Vila Itoupava. Foto: Reprodução
Projeto do Complexo Turístico do Vila Itoupava. Foto: Reprodução
Projeto do Complexo Turístico do Vila Itoupava. Foto: Reprodução
Projeto do Complexo Turístico do Vila Itoupava. Foto: Reprodução

Últimas etapas

Após a realocação do Salão Kunze e da Casa Feldmann que ocorrerá respectivamente nesta ordem, a intenção do intendente Leandro é fazer um estudo de viabilidade econômica por meio de uma parceria entre o Poder Público e a iniciativa privada, para finalmente entregar o complexo turístico para a população do distrito da Vila Itoupava que aguarda com muita expectativa.

As novidades sobre o projeto podem ser acompanhadas através do Instagram da intendência do Vila Itoupava.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo