Por Stêvão Limana

Pela primeira vez, o Concurso Comida Di Buteco desembarca em Blumenau. Até o dia 30 de abril será possível visitar os bares participantes para experimentar os petiscos preparados especialmente para o evento e eleger qual é o melhor da cidade. 

Em Blumenau os bares participantes são: Alek Bar, Banga Dunga, Bar da Oma, Berlim – Delícias pra você, Box3222, In Natura, e Polpetta – Pão com Bolinho. Todos os pratos participantes custam R$ 30.

O objetivo é tentar resgatar a cultura da “comida de buteco raiz” ao cotidiano dos brasileiros. O concurso já é tradicional em cidades como o Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Florianópolis. Além da estreia de Blumenau, Joinville também começa a fazer parte do circuito. 

Em 2023 todos os participantes foram desafiados a produzirem os pratos seguindo a temática “ervas e especiarias”. A inspiração é para tentar remontar aos primórdios da história da culinária ao redor do mundo, já que estes temperos são utilizados em todos os tipos de gastronomia e permitem apropriações regionais com ampla variedade. O tema é uma ótima oportunidade para os estabelecimentos inovarem e abusarem da criatividade.

Como vai funcionar a seleção? 

A seleção é feita em duas fases. A primeira é realizada com a participação dos clientes que experimentarem os pratos participantes do concurso. Cada um ganhará uma cédula para votar. Alguns jurados especializados da região também participam desta fase. 

Depois de eleito o campeão regional, um outro corpo de jurados visita e avalia os campeões para que seja eleito o melhor Buteco do Brasil. A premiação está marcada para o mês de julho em uma cerimônia especial.

Minha experiência no Comida di Buteco

No final de março a equipe do Comida di Buteco selecionou 12 influenciadores e jornalistas de Blumenau para conhecerem alguns pratos. Eu fiz parte deste grupo e visitei o Polpetta – Pão com Bolinho, local onde experimentei o Amy Rice, um bolinho de arroz com ervas recheado com queijo provolone e com geleias de acompanhamento. Foi uma delícia! A massa é super leve e a fritura no ponto certo! Nada de bolinho gorduroso, é tudo na medida e com um sabor marcante.

O segundo destino foi o Bar da Oma. Por lá, o prato oferecido foi uma Linguiça Blumenau, chamada de “Linguiça do Opa”. Ela é defumada e flambada na cachaça, servida com cebola caramelizada acompanhada com molho de nata com hortelã e pão sírio. O prato é bem generoso e serve, tranquilamente, três pessoas. Pelo preço, é uma ótima pedida, além de destacar uma iguaria da nossa região. 

A minha dica para quem está pensando em visitar os locais é experimentar dois estabelecimentos por dia, no máximo. Desta forma será possível curtir o local e comer com calma. 

Os pratos são generosos e estilizados, portanto, possuem apresentação e processos bem refinados. Se você está pensando que irá encontrar somente uma coxinha ou um salgadinho simples, está errado! Os pratos preparados por aqui são “outro patamar”.

Confira os outros pratos que estão no concurso:

Leia também:

1. VÍDEO – Como aulas de robótica estão transformando aprendizado em escola de Blumenau
2. Memorial para vítimas de chacina em Blumenau está em planejamento
3. Trecho da BR-470 entre Blumenau e Indaial fica parcialmente interditado nesta semana
4. Starbucks é inaugurado no Shopping Neumarkt em Blumenau
5. “Blumenau me surpreendeu”: presidente da Sociedade Vegetariana Brasileira exalta visita à cidade


Cônsul da Áustria em Blumenau ensina a preparar um delicioso Hackepeter moderno: