Por Stêvão Limana

Quem aqui nunca teve problemas com a própria bagagem durante uma viagem de carro? Com tantos desníveis, buracos e imprevistos que as rodovias brasileiras nos reservam, fica difícil não passar por um momento assim. Comigo, além das avarias no carro, já tive um episódio que com o “solavanco” do carro fez com que uma garrafa de vinho ficasse trincada, no porta-malas. Agora, imagina cortar o Brasil em uma Fiorino cheia de cristais! — Sim, cristais!

Este ousado desafio tem sido enfrentado pelo empresário Gabriel Mozart, da Mozart Crystal, que tem sede em Blumenau mas exporta produtos para o mundo todo. A viagem  tem o objetivo de levar os produtos feitos pela empresa para novos clientes começou em Blumenau no início de março, com a primeira parada em Curitiba. Depois, a viagem seguiu, passando por São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Pará, Tocantins, Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso. Até agora, já foram mais de 10 mil quilômetros rodados.

O roteiro englobou visitas aos clientes espalhados por todo o Brasil, mas também apostando em ir até empresas do ramo com potencial de vender os produtos da Mozart. Para isso, tudo começa com uma rápida pesquisa no Google por lojas de decoração e o nome da cidade almejada. As que se enquadram são visitadas.

Gabriel conta que “o cliente valoriza quando vamos até o estabelecimento dele, onde quer que seja. Por vezes, ele fica até surpreso por eu estar ali. Como estamos falando de cristais, poder olhar para as peças, tocá-las e ornamentar em cenários é o diferencial. Além disso, levar os produtos da Mozart é mostrar o potencial da nossa indústria, do nosso capricho de fazer tudo de forma artesanal e que você não encontra em qualquer loja de departamento”.

O dia a dia nas estradas

Fiz questão de perguntar ao Gabriel como tem sido o cotidiano na estrada, já que viajar sozinho por tanto tempo não deve ser fácil. Ele conta que teve somente dois episódios de quebra de produtos, que foi ao passar por uma estrada cheia de buracos em São Luiz (MA) e em uma rodovia próximo à Feira de Santana (BA). Sobre as avarias no carro, foram somente dois pneus que furaram, sem maiores problemas. 

Gabriel salienta que, além dos cuidados com os produtos, também é preciso ter cuidado com a saúde. Por isso, ele dá preferência aos hotéis que possuem academia, justamente para poder se exercitar e realizar alongamentos, o que ajuda o corpo a encarar mais alguns quilômetros de carro.

“Eu já conhecia cada um destes Estados em que estou passando, mas poder fazer o trajeto de carro nos mostra uma realidade bem diferente. Destaco aqui a transição entre Natal (RN) e Fortaleza (CE), o trajeto entre Belém (PA) e Palmas (TO) e Palmas até Brasília (DF). São trechos bem penosos em que o cansaço vem, a sinalização é péssima, muitos buracos, mas que servem para o conhecimento das distintas realidades brasileiras. Vejo muitas pessoas falando em separar o sul do Brasil ou querendo integrar a Argentina e o Uruguai. Nesta viagem pude ver que o que precisamos, realmente, é integrar o Brasil como um todo”, comenta o empresário. 

A jornada de Gabriel ainda segue! Na data da publicação deste texto ele, os cristais e a Fiorino estão na Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso. A previsão é retornar a Blumenau nas próximas duas semanas, com inumeros novos clientes.

As fotos abaixo foram registradas durante a viagem.

Fotos: Gabriel Mozart / Arquivo pessoal