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Volkswagen suspende temporariamente produção em fábricas no Brasil por “estagnação do mercado”

Empresa diz que estagnação do mercado é causa da interrupção

A Volkswagen informou que haverá parada de produção, temporariamente, em suas fábricas de automóveis no Brasil. Segundo a empresa, a causa é a “estagnação do mercado”.

Conforme a empresa, todas as ferramentas de flexibilização voltadas para os trabalhadores, considerando a suspensão da produção, “estão previstas em acordo coletivo firmado entre o sindicato e colaboradores da Volkswagen”.

A fábrica de São José dos Pinhais (PR), onde é produzido o T-Cross, está com um turno em suspensão temporária de trabalho desde o dia 5 de junho.

A duração prevista é de dois a cinco meses. O outro turno da unidade está parado desde esta segunda-feira, 26, e ficará suspenso até esta sexta-feira, 30, em regime de banco de horas.

A unidade de Taubaté (SP), onde são fabricados o Polo Track e o Novo Polo, está com os dois turnos de produção interrompidos desde esta segunda-feira, também em regime de banco de horas. A suspensão vai até esta sexta-feira.

A fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), onde são produzidos os modelos Novo Virtus, Novo Polo, Nivus e Saveiro, está com férias coletivas de dez dias previstas para os dois turnos de produção a partir de 10 de julho.

Incentivo do governo

A decisão da montadora ocorreu mesmo após o lançamento, no dia 6 de junho, de um programa de incentivo do governo federal à indústria automotiva, que criou descontos temporariamente para compra de carros, ônibus e caminhões.

Especialistas ouvidos pela Agência Brasil disseram que o pacote poderia não surtir o efeito esperado sobre a indústria e que a curta duração e o volume de recursos do programa de ajuda poderiam ter alcance limitado, que pouco mudará a situação do setor.

Na ocasião do anúncio do incentivo, o professor de economia do Ibmec, Gilberto Braga, elogiou o programa, mas questionou o prazo limitado de quatro meses e o montante de R$ 1,5 bilhão, que considerou baixo. Para ele, o pacote está na direção certa, mas precisaria ser ampliado para surtir efeito duradouro sobre a indústria automotiva.

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