Voluntárias promovem mutirão de castração de animais no Coripós, em Blumenau
O modelo é pioneiro no estado
Os moradores do morro da Coripós, no bairro Escola Agrícola, em Blumenau, poderão castrar seus bichinhos de estimação por um valor simbólico. Os interessados devem fazer a inscrição até quinta-feira, dia 21 de junho, na Associação de Moradores da rua Coripós. O mutirão de castração será neste sábado, 23, em uma clínica veterinária. A região foi escolhida por ter mais animais do que famílias.
Nessa primeira etapa serão castrados 50 animais, mas a intenção é fazer vários mutirões, até que todos sejam atendidos. O modelo é pioneiro no estado, com um projeto completo que aborda desde a conscientização até a castração, de acordo com a voluntária do Programa Esquadrão Pet, Thamara Ribeiro:
“Os moradores já receberam palestras sobre bem-estar animal e estão cientes de como cuidar melhor dos seus bichinhos. Além do controle populacional, estamos fazendo uma mudança cultural na região”, salienta.
Projeto tem apoio de empresária argentina
O projeto é uma iniciativa das voluntárias do Programa Esquadrão Pet e o primeiro mutirão de castração social tem patrocínio da empresária e médica Jerusa Pradi, da Argentina. Para fazer os próximos mutirões de castração social, as voluntárias estão em busca de outras empresas e parcerias.
“O objetivo é juntar forças com empresários e com a comunidade para acabar com os maus-tratos e o abandono de animais em nossa cidade”, explica a protetora Gal Lisboa.