WEG e ENGIE concluem instalação do primeiro aerogerador nacional
Objetivo do projeto é desenvolver a tecnologia nacional
As empresas catarinenses WEG, de Jaraguá do Sul, e ENGIE, de Florianópolis, concluíram a montagem do primeiro aerogerador nacional. Localizado na cidade de Tubarão, a ação foi um movimento em conjunto das empresas com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a Celesc.
O objetivo do projeto é desenvolver a tecnologia nacional em geração de energia eólica para reduzir a dependência de outros países na indústria.
A torre que sustenta a tecnologia pesa mais de 1,1 mil toneladas de aço e concreto e foi fabricada pela WEG no próprio local de instalação. A turbina eólica (aerogerador), o gerador, o hub e a nacele, instalados no topo da torre, forma produzidos pela WEG, enquanto as pás eólicas foram fabricadas pela Aeris, na cidade de Caucaia, no Ceará.
O aerogerador está instalado no parque experimental de pesquisa e desenvolvimento da ENGIE e é resultado de um Projeto Estratégico do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).
“O desenvolvimento do aerogerador AGW 147/4.2 contou com times multidisciplinares de engenharia. A validação final dos componentes foi realizada na sede da WEG através da bancada back-to-back. Em tal arranjo, dois aerogeradores são conectados mecanicamente um de frente para o outro atuando como gerador e o outro como motor simulando o vento o que permite mais autonomia ao nosso processo de P&D. Vale enfatizar que esta estrutura de testes é a maior do tipo das Américas, estando apta a atender futuras plataformas de até 6MW. Já o segundo aerogerador utilizado no arranjo será destinado ao mercado indiano, com instalação deste protótipo de 50Hz prevista ainda em 2021”, conforme explica o diretor superintendente da WEG Energia, João Paulo Gualberto da Silva.