Wurstwagen e Radler exaltam a linguiça e a bicicleta no tradicional desfile da Oktoberfest
Especial conta um pouco mais da história dos dois grupos que desfilam nesta edição da Oktoberfest
Apesar de ser uma festa típica e tradicional, a Oktoberfest acaba abraçando várias ideias, principalmente durante o prestigiado desfile. Entre as mais diferentes temáticas, estão o Wurstwagen, o carro da linguiça – exaltando um dosprincipais alicerces da gastronomia alemã -, e o Radler, que traz para o desfile a paixão por bicicletas.
Faltando oito dias para a festa mais alemã das Américas, o especial A Alma da Oktoberfest apresenta um pouquinho mais sobre os dois grupos que farão a festa no prestigiado desfile.
Wurstwagen
Entre os grupos que desfilam na Oktoberfest há vários casos de amor: à festa, à tradição, à cultura alemã, à amizade… No caso do Wurstwagen, o carro da linguiça, o sentimento entre dois foliões terminou em casamento.
A 2ª princesa da edição de 2005, Tatiane Deschamps, conheceu Rafael Melo durante um desfile do grupo. O namoro resultou na troca de alianças e, juntos, eles são parte dos quase 80 integrantes do Wurstwagen.
Este será o 13º ano do carro da linguiça na festa. A edição de 2019, inclusive, ganhará um novo automóvel abarrotado da iguaria. A ideia nasceu de uma conversa entre três amigos e, aos poucos, a brincadeira foi ficando maior e deixou de ser uma reunião de solteiros para se tornar algo mais familiar (são quase 20 crianças entre os que participam).
Paixão sobre duas rodas
Um caso de amor às bicicletas antigas fez com que Jean Carlos Scharf unisse diversão ao veículo sem motor. O grupo Radler desfila desde 2014 pela principal rua do Centro sobre duas rodas.
“Homenagear e resgatar a jornada diária de milhares de catarinenses, que utilizavam a bicicleta como seu principal meio de transporte nas décadas passadas, retratando alegremente as saídas em grupo das fábricas, clubes de caça e tiro, escolas, entre outros”, explica Scharf.