Academias de Blumenau se movimentam para aumentar capacidade máxima de usuários
Objetivo da ação é tentar reduzir os prejuízos causados pela quarentena
As academias de Blumenau têm trabalhado com apenas 30% da capacidade máxima desde abril devido à pandemia de Covid-19. Este percentual não tem sido suficiente para justificar a reabertura das portas. Por isso, segundo Seba Schimitt, dono da Like Fitness e coordenador do Núcleo de Atividades Físicas (NAF) da Associação Empresarial de Blumenau (Acib), já existe uma movimentação para tentar ampliar o valor para 50% da capacidade total.
Com o decreto do governo em março, as academias ficaram fechadas durante 34 dias, o que fez com que muitas pessoas cancelassem suas matrículas. No mês de abril as academias retornaram com a capacidade máxima limitada, mesmo com a retomada das atividades, o faturamento tem sido negativo.
Em junho, o NAF fez uma pesquisa com proprietários de academias para gerar uma estimativa de quanto o fechamento resultou em redução no faturamento previsto. Como resultado, 25% disseram que o impacto foi próximo de 60% no faturamento esperado e outros cerca de 25% responderam que o resultado foi até 50% abaixo da expectativa.
A insatisfação já vem desde julho, quando comerciantes e profissionais de academia já estavam pressionando a prefeitura pela reabertura.