Alexandre de Moraes suspende julgamento que pode cassar mandato do senador Jorge Seif

“Caso de Brusque” foi mencionado durante sustentação oral, em referência à cassação do ex-prefeito do município Ari Vequi no ano passado

O julgamento que pode cassar o mandato do senador catarinense Jorge Seif (PL) foi suspenso nesta quinta-feira, 4, pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes. A suspensão ocorre após a sustentação oral, antes da votação. A continuidade será no dia 16 de abril.

O pedido de cassação foi apresentado pela coligação Bora Trabalhar, formada pelos partidos PSD, União Brasil e Patriota (este hoje extinto). A coligação teve o ex-governador Raimundo Colombo (PSD) como candidato ao Senado nas eleições de 2022. Ele ficou em segundo na contagem de votos, atrás de Seif, e não se elegeu.

A ação é semelhante ao processo que cassou o mandato de Ari Vequi, ex-prefeito de Brusque, em maio de 2023. A coligação alega, entre outros argumentos, que houve uso da estrutura da Havan, empresa de Luciano Hang, durante a campanha do senador.

A participação de Seif na 21ª Semana da Indústria Calçadista Catarinense, evento promovido pelo Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista (Sincasjb), também envolve o pedido de cassação.

“Caso de Brusque”

A sessão começou com o relatório apresentado pelo ministro Floriano de Azevedo Marques. Posteriormente, os defensores da coligação, do senador, dos suplentes e de Luciano Hang fizeram sustentação oral por até dez minutos. O vice-procurador-geral eleitoral Alexandre Espinosa Bravo Barbosa também falou à Corte.

A cassação do ex-prefeito Ari Vequi foi mencionada como o “caso de Brusque”. Em sustentação oral, a advogada de Seif, Maria Claudia Bucchianeri Pinheiro, ex-ministra do TSE, insinuou que houve abuso de poder econômico na cassação de Ari, mas que o julgamento de Seif era diferente e que não havia conjunto de provas suficiente para a cassação, diferente do processo do ex-prefeito.

A defesa da coligação Bora Trabalhar entende que, em uma eventual cassação, não é necessária a realização de uma nova eleição para a vaga de Seif no Senado. Com isso, a defesa pede que Raimundo Colombo, candidato da coligação em 2022, assuma a cadeira após retotalização dos votos.

Seif foi absolvido por unanimidade no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), antes de o caso chegar à terceira instância eleitoral. A Procuradoria Eleitoral do Ministério Público Eleitoral (MPE) disse, na época, entre os argumentos, que as acusações envolvendo a Havan se tratavam de suposição.

Leia também:

1. Rua de Blumenau ficará interditada neste fim de semana para obras de drenagem
2. Prefeitura vai alterar sentido de duas ruas do bairro Vila Nova, em Blumenau
3. Blumenau vai receber apresentação gratuita de teatro nesta quinta-feira; saiba como assistir
4. Mulher fica presa às ferragens após carro capotar em Blumenau
5. Blumenau confirma sexta morte por dengue em 2024


Veja agora mesmo!

Conheça o atleta que é considerado um dos maiores nomes do handebol de Blumenau:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo