Aliança Francesa e Instituto Brasil Alemanha passam a compartilhar mesma sede em Blumenau

Aliança Francesa estava sem endereço na cidade

Uma exposição celebra a parceria entre a Aliança Francesa e o Instituto Cultural Brasil Alemanha (ICBA) em Blumenau. O evento “Ensemble-Zusammen-Juntos” abre neste sábado, 21, no Neumarkt Shopping.

Divulgação

Além dos ideais de ensino e da difusão das línguas e culturas francesa e alemã, as duas instituições passam a compartilhar uma mesma sede, na rua Namy Deeke, no Centro de Blumenau.

Leia também: Após 40 anos, Aliança Francesa deixa de ter um endereço em Blumenau

A importante história e contribuição cultural das instituições para a cidade – a AF Blumenau tem 40 anos e o ICBA completa 54 anos em dezembro – será relembrada na exposição que celebra a parceria. A mostra será fundamentada em três bases – histórica, atual e futura – e vai apresentar por meio de painéis, fotografias e objetos a história e o desenvolvimento das duas instituições, bem como suas novidades.

Diretor da AF Blumenau, Marcos Bertoldi destaca que desde a fundação da Alliance Française em Paris, há quase 140 anos, a instituição sempre manteve-se dinâmica e atenta aos movimentos históricos, culturais e sociais que, de certa forma, exigiram novos olhares, perspectivas e ações. “A parceria com o ICBA vem ao encontro dos valores e princípios da Aliança Francesa, dos quais o intercâmbio entre diferentes culturas é um dos principais fundamentos motivadores”, afirma.

Para a diretora do ICBA Blumenau, Maria Cecília Quideroli, a parceria com a Aliança Francesa representa também mais um passo determinante nos novos caminhos que o ICBA pretende percorrer. “A população de Blumenau só tem a ganhar com a união das duas culturas em um único local”, destaca.

Proximidade entre França e Alemanha

Além do resgate histórico das instituições, o conteúdo da exposição vai mostrar ainda que a proximidade entre França e Alemanha não é apenas geográfica, mas envolve laços compartilhados de história, linguística e cultura. Essas características que ligam os dois países se refletem também na aproximação cada vez maior das relações diplomáticas entre as duas nações europeias.

Divulgação

Outro destaque da mostra é uma atração tecnológica, a France eMotion. Criada pela Atout France em parceria com o Instituto Francês, a exposição internacional leva o espectador a uma jornada de realidade aumentada para conhecer a herança francesa no mundo da fotografia. Para ver as imagens ganharem vida durante a exposição basta fazer o download gratuito do aplicativo France eMotion, disponível no iOS e Android, permitir acesso à câmera e apontar para as fotografias.

Clássicos da música francesa e alemã

Em sintonia com a exposição foi criada também uma agenda musical com grandes nomes da música erudita alemã e francesa. “É sabido que a influência europeia na música ocidental é como um pilar onde todo o restante se apoia. Alemanha e França fazem parte dessa estrutura. Nossos pianistas vão executar algumas obras de compositores alemães e franceses, como Bach, Händel e Debussy, bem como temas de jazz, que tem uma carga francesa significativa na sua construção”, explica Carlos Schrubbe, diretor do Clube do Jazz de Santa Catarina e curador musical do Neumarkt.

Durante todo o mês, o público poderá conferir o repertório especial ao piano no Espaço NK Gourmet, no pavimento superior, próximo ao restaurante Las Leñas. As apresentações serão realizadas por diversos pianistas diariamente, das 12h30 às 14h40, e às segundas, terças, sextas, sábados e domingos à noite, a partir das 19h30.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo