Quem é a estudante de Blumenau selecionada para fazer intercâmbio em Portugal

Rayssa recebeu o resultado nesta segunda-feira, 22

Rayssa Tifany de Moura Castilhos tem 21 anos e está no sexto semestre de Pedagogia, no Instituto Federal Catarinense. Na última semana ela foi aprovada em um edital de intercâmbio e será única estudante de Blumenau a cursar um semestre no Instituto Politécnico De Castelo Branco, na cidade de Castelo Branco, em Portugal.

Edital

O atual pró-reitor de extensão do Instituto Federal Catarinense de Blumenau, Fernando Taques, explica que a partir de 2022 foram feitos acordos com entidades de Portugal.

“Fizemos acordos com o Instituto Politécnico de Bragança, e nós enviamos no primeiro edital duas estudantes que foram contempladas para a cidade de Bragança. Por conta do sucesso do primeiro edital, houve um segundo, também para Bragança, e dentre os 15 campus de Institutos Federais, todos os alunos puderam concorrer. E então teve esse terceiro edital onde a Rayssa, do campus Blumenau, foi contemplada. Nesse terceiro, o edital contemplava a cidade de Bragança, Viana do Castelo e Castelo Branco.”

Fernando explica que os critérios são relacionados ao desempenho do estudante, que o estudante não deve estar concluindo o curso nem no início, justamente para valorizar os estudantes que persistem no Instituto e tem um objetivo maior, e para que possam conhecer outras realidades educacionais mundo afora.

IFC de Blumenau/Foto: Divulgação

Processo

Rayssa conta que não foi fácil o processo e que ela já estava tentando há um ano: “Desde que eu recebi no meu e-mail a notificação desse processo seletivo, eu botei foco de que eu queria passar nisso. Na primeira vez eu não tinha passaporte, vida acadêmica, trabalhos de pesquisa em extensão, que são requisitos do edital. Já na segunda vez eu fui muito mais preparada, conversei com todos os professores que eu podia para fazer esses projetos de pesquisa e extensão. Consegui reunir tudo isso, me inscrevi, e fiquei em quarto lugar nessa segunda vez, de duas vagas disponíveis.”

Na terceira tentativa, Rayssa se reorganizou novamente para ver o que precisava a mais de projetos e certificações, procurou melhorar mais ainda suas notas. “Foi algo que eu nem esperava, eu fechei os olhos e foquei só nisso, e eu consegui! Consegui essa oportunidade maravilhosa na minha vida, que eu nunca esperei que podia realizar.”, relata a aluna.

O Instituto Politecnico de Castelo Branco possui alojamento, porém as vagas já estavam esgotadas. Então a partir de uma comunidade de intercâmbios, a Erasmus, a estudante de Pedagogia entrou em contato com um dos voluntários e conseguiu uma residência.

Instituto Politecnico Castelo Branco/Foto: Divulgação

Leia também:

1. Sommer Festival em Blumenau: tudo o que você precisa saber sobre o evento
2. VÍDEO – Carro pega fogo na BR-470, em Gaspar
3. Casa de madeira fica completamente destruída em incêndio na manhã desta sexta-feira em Blumenau
4. VÍDEO – Confira momento da colisão entre carro e moto que deixou homem ferido na rua Bahia, em Blumenau
5. VÍDEO – Moradores flagram queda de muro em rua de Blumenau


Veja agora mesmo!

Presidente do BEC fala sobre os planos para o time em 2024:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo