Tarifa da Celesc vai aumentar até 13,86% na semana que vem

A decisão foi tomada pela Pública Diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)

Tarifa da Celesc vai aumentar até 13,86% na semana que vem

A decisão foi tomada pela Pública Diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)

Redação

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou o valor do Reajuste Tarifário Anual da Celesc. O Efeito Tarifário Médio, que passa a vigorar a partir de 22 de agosto, será de 13,86%.

Para os consumidores residenciais atendidos em Baixa Tensão, o chamado Grupo B, que representa 78% dos consumidores da Empresa, o efeito médio a ser percebido do Reajuste será de 13,15%.

Para os consumidores atendidos em Alta Tensão, como indústrias e unidades comerciais de grande porte como Shopping Centers, o chamado Grupo A, o efeito médio será de 15,05%.

Resultado da Revisão Tarifária Periódica

Efeito médio – Grupo A – Alta Tensão

15,05%

Efeito médio – Grupo B – Baixa Tensão

13,15%

Efeito médio para consumidor (A + B)

13,86%

 

O cálculo

Os itens que mais impactaram no cálculo do reajuste tarifário foram a elevação do custo com os Encargos Setoriais, que sofreram variação de 21,44% entre agosto de 2017 e julho de 2018 (ciclo tarifário da empresa), e o custo com a compra de energia, que sofreu variação de 11,06% no mesmo período. Esses valores representam, respectivamente, 4,77% e 5,08% na composição do Efeito Médio de 13,86%.

Também se destacam os componentes financeiros, em sua maior parte relacionados a despesas com compra de energia realizadas no ciclo tarifário anterior que ultrapassaram a cobertura tarifária prevista para o período, especialmente por conta do maior uso de geração térmica. Na composição do efeito médio de 13,86%, o item corresponde ao montante de 7,48%.

Já os valores referentes ao custeio dos serviços de distribuição, que equivalem a 13,6% do total da nova tarifa, e que são efetivamente gerenciados pela Celesc para a ampliação, operação e manutenção do sistema elétrico, além das despesas operacionais da Empresa, variaram apenas 1,86% e contribuem com 0,37% para o efeito médio do reajuste aferido pela Aneel.

Mais notícias de Blumenau

Governo promete presídio novo para Blumenau, mas entrega puxadinho

Homem que se diz pastor finge benzer casa para cometer furto

Acesse a lista do TRE e confira se você foi convocado para ser mesário nas eleições

Prefeitura abre licitação para área gastronômica no parque Ramiro Ruediger

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo