Anvisa proíbe lotes de fórmula infantil após notificação de contaminação por bactéria nos Estados Unidos

Decisão foi tomada após um comunicado da agência federal do departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu seis lotes da fórmula infantil em pó da marca Nutramigen LGG. A decisão foi tomada após um comunicado proveniente da U.S. Food and Drug Administration, agência federal do departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, relacionado ao recolhimento do produto, devido a uma possível contaminação por Cronobacter sakazakii.

O produto é fabricado pela empresa americana Reckitt/Mead Johnson Nutrition.

A proibição foi publicada pela Anvisa de maneira preventiva, de forma a impedir importação, comercialização, distribuição e uso desses lotes no país, e ocorreu no Diário Oficial da União de 12/1/2024, por meio da Resolução – RE Nº 100, DE 10 de janeiro de 2024.

Até o momento, não foi identificada pela Anvisa exportação desses lotes ao Brasil. Os últimos dados divulgados pela FDA informam que esses produtos foram exportados para: Argentina, Bélgica, Belize, Canadá, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guatemala, Irlanda, Israel, Jamaica, México, Nicarágua, Peru, Polônia, Espanha, Reino Unido e Venezuela.

Conforme informação fornecida pela FDA e pela empresa em seus endereços eletrônicos, não foram identificados casos de infecções até o momento relacionados ao consumo desses lotes do produto. E o recolhimento não abrange outros lotes dos produtos.

Outras informações sobre o recolhimento promovido pela Reckitt/Mead Johnson Nutrition nos Estados Unidos podem ser consultadas no site da FDA e da empresa.

O que fazer se encontrar um produto objeto do recolhimento?

Se você utiliza produtos da marca Nutramigen LGG, orientamos que seja verificado o lote impresso no rótulo do produto. Se o produto pertencer a um dos lotes recolhidos, o produto não deve ser utilizado ou oferecido para o consumo por bebês.

Conforme imagens divulgadas pela FDA e pela Reckitt/Mead Johnson Nutrition, rótulo, código de barras e impressão dos lotes recolhidos (ZL3FHG, ZL3FMH, ZL3FPE, ZL3FQD, ZL3FRW e ZL3FX) são:

nutramigennutramigen

Leia também:

1. Seguro-desemprego: Ministério do Trabalho atualiza valores para 2024
2. Saiba qual foi o laudo pericial de jovens encontrados mortos dentro de BMW em Balneário Camboriú
3. Portaria que reajusta benefícios do INSS acima do mínimo é publicada
4. Telhas de residência são arrancadas após forte chuva em Blumenau; família pede ajuda
5. Homenagem à cicloviajante venezuelana morta no Brasil acontece em Blumenau nesta sexta-feira


Veja agora mesmo!

Mulher por trás do bar: Zenaide conta histórias e quais são os clientes que batem cartão no local:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo