Aos 74 anos, ginecologista blumenauense vira sucesso no TikTok esbanjando bom humor e conhecimento

Dr. Gilbran Simões da Silva acumula mais de 4 milhões de visualizações na plataforma

O doutor Gilbran Simões da Silva é um ginecologista e obstetra renomado em Blumenau. Com 74 anos de idade e quase 50 de carreira, ele já realizou incontáveis cirurgias em milhares de mulheres. Para se ter uma ideia, em todo esse período mais de 20 mil crianças nasceram com Dr. Gilbran fazendo o parto.

Entretanto, desta vez o motivo da repercussão em cima do nome de Dr. Gilbran são outros números: os de seguidores, curtidas e visualizações na rede social TikTok. Com um perfil criado há menos de três semanas, Dr. Gilbran já coleciona mais de 4 milhões de visualizações em apenas sete vídeos publicados.

O mais famoso alcançou 2 milhões em apenas cinco dias. Além disso, são 663,2 mil curtidas no perfil que possui mais de 53 mil seguidores.

@gilbransilva Quem aí tá querendo engravidar esse ano? Me conta nos comentários se já sabia dessas doenças! #ginecologia #medicina #idososnotiktok #idososengracados #infertilidade #gravidez #curirim #pqvcmatouokuririm #curiosidades ♬ FRIIIIZAAAAAAAAAKKKKKK – ♥️KUBITOKKJKK♥️

O surgimento

Dr. Gilbran conta que nunca imaginou ter esse sucesso. Aliás, ele nunca pensou que faria coreografias, já que as danças que estava acostumado a fazer eram bem diferentes e feitas na época de juventude. “Era bem diferente, né. Hoje, dança mesmo isso nem parece, porque a gente fica só se mexendo”, conta o médico.

Mas como que o Dr. Gilbran entrou no mundo do TikTok fazendo trends e vídeos divertidos que conquistaram o público? A resposta está na secretária Jéssyca Beduschi, de 23 anos. Ela é a idealizadora, gerenciadora da conta e também a “marketeira do perfil”.

“Eu sou muito atenta e atualizada em relação às redes sociais, principalmente Instagram e TikTok. Quando eu conheci o doutor eu já vi muito potencial, por ver que têm várias pessoas com o perfil dele fazendo sucesso. E como ele aceitou a ideia e veio junto, foi sensacional”, explica Jessyca.

Dr. Gilbran e Jessyca fazem uma parceria no TikTok. Foto: Jotaan Silva/O Município Blumenau

Ela trabalha no consultório há apenas um mês. Mesmo assim, logo que chegou já repassou a ideia ao Dr. Gilbran e começaram os vídeos. O primeiro: bombou. A rede social começou a encher, os retornos foram ótimos e os outros vídeos vieram.

@gilbransilva Começamos os trabalhos por aqui! #blablabla #medicina #gineco #idososnotiktok #viral ♬ Without me by Eminem – 👛

O conteúdo tem praticamente duas vertentes: falar sobre ginecologia e obstetrícia, ao mesmo tempo que faz dancinhas ou entra nas tendências da rede social. O destaque, claro, fica na conta da simpatia e desenvoltura do “Dr. TikTok”.

Além dos resultados fantásticos de engajamento, o perfil dos comentários nos vídeos chamam atenção. São inúmeros repetidos falando da fofura do Dr. Gilbran, outros com declarações e apelidos como “te amo dr. tiktoker” ou “te amo vovô tiktoker”.

Mas outros tipos de comentários também chamam atenção do médico blumenauense. A quantidade de pessoas que faz questionamentos sobre os temas médicos, ou que relatam ter mais interesse nos assuntos.

“Eu acho super legal. Dá pra levar conhecimento pras pessoas também. Vejo muita gente lá comentando que não sabiam disso, daquilo e tudo mais. E outras que dizem que vão procurar saber mais. É importante”.

@gilbransilva Quem ai se preocupa com isso??? #medicina #gineco #mulhereslindas #idososnotiktok #vaiprofycaramba ♬ DANÇARINA – PEDRO SAMPAIO & Mc Pedrinho

 

Reconhecimento e críticas

Apesar das visualizações e seguidores serem do mundo inteiro, o reconhecimento em relação ao TikTok também já se traduz nos atendimentos. Algumas ex-pacientes reconhecem e entram em contato, outras atuais também já chegam no consultório chamando de tiktoker, sem falar nas colegas de trabalho dos hospitais, que repercutem tudo que o Dr. Gilbran faz.

“Esses dias eu tive que ir falando com um monte de enfermeiras que me paravam no corredor, a caminho de uma cirurgia. É bem legal, as pessoas gostam bastante e acompanham”.

Com o TikTok, ainda não foi possível prospectar pacientes – e esse nem é o interesse do Dr. Gilbran, mesmo que algumas seguidoras já tenham se interessado. Foram várias perguntas como “onde o senhor atende?” ou afirmações de que se ele estivesse mais perto fariam dele o médico delas.

Porém, não são apenas flores. Dr. Gilbran também relata que já ouviu comentários maldosos, pessoas que reprovam as atitudes, que dizem que não fariam ou que não acham correto a forma como ele se expõe. Mas segundo o médico, isso não o abala, já que vê o TikTok como uma forma de diversão e também de repassar conhecimento utilizando a rede social.

“Não to expondo ninguém. Eles não fariam, tudo bem, mas eu faço e não vejo problema nenhum nisso”.

@gilbransilva É isso aí faro batemos 🌽🌽 no nosso último vídeo muito obrigada continuem nos acompanhando!!! #ginecologia #medicina #idososnotiktok #coolforthesummer #idososengracados ♬ Cool For The Summer – Bre, a hibryda

O perfil vai continuar?

Uma notícia triste e muito sentida pelo Dr. Gilbran ocorreu nos últimos dias: a saída de Jéssyca, a cabeça do TikTok do consultório e do estado. Ela já está com a programação de fazer uma viagem ao exterior e depois morar em São Paulo para estudar.

Porém, ela garante que irá, mesmo de longe, produzir os vídeos do Dr. Gilbran e insistir no canal que conquistou tanta gente na rede social. Para isso já estão analisando as possíveis secretárias substitutas, que terão que saber manusear as câmeras e focar perfeitamente no doutor.

“Já falei pra ele que a próxima vai ter que saber fazer. É um dos requisitos pra vaga”, afirma Jéssyca.

“Eu fiquei triste, né, queria que ela ficasse. Mas fazer o que. Mas vou tentar continuar fazendo os vídeos sim, mas isso se eu conseguir com ela longe”, explica o médico.

Jessyca irá deixar o consultório, mas pretende continuar a parceria no TikTok. Foto: Jotaan Silva/O Município Blumenau

Dr. Gilbran ou Dr. Gilbram?

Uma dúvida de quem está lendo a reportagem e viu as imagens ilustradas, ou até a foto do perfil do Dr. Gilbran pode estar se perguntando: mas espera aí, é Gilbran ou Gilbram? Foi uma pergunta que fiz ao doutor durante a entrevista para a matéria.

Ele explica que quando nasceu foi como Gilbram, mas na época, os documentos seguintes quase todos saíram como Gilbran e ele foi aceitando e adotando, tanto que atualmente, só se apresenta com o nome com a letra N.

E mais esse ponto curioso na vida do Dr. Gilbran também virou pauta na cabeça de Jéssyca, que ao criar o perfil pensou nisso como forma de atiçar a curiosidade das pessoas e usar como conteúdo de um futuro vídeo.

“Eu penso em várias coisas que podem virar vídeos. Essa foi lá do início. Fiz questão de colocar na foto de perfil o nome na parede com M e o do perfil com N pras pessoas ficarem se perguntando e depois a gente fazer um vídeo explicando. É um conteúdo que ainda vamos fazer”, conta ela.

Outra situação que também irá virar conteúdo é como os vídeos são feitos. Ele decora as coreografias? Ela fica atrás da câmera mostrando pra onde apontar ou o que dublar? Foram perguntas que fiz ao médico e a Jéssyca.

“Não podemos dizer. Vai saber ao mesmo tempo de todos seguidores, quando a gente postar o vídeo”, respondeu a idealizadora do perfil.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo