+

Aparelhos de TV Box apreendidos pela Receita Federal são transformados em minicomputadores na Furb

Materiais serão incinerados ou descartados

Uma parceria entre a Furb e a Receita Federal do Brasil pretende transformar dispositivos de TV Box – usados para decodificar sinais de televisão via internet de forma clandestina – em minicomputadores para as escolas públicas da região.

De acordo com a universidade, projetos similares já existem em outros estados do Brasil. As mercadorias do tipo TV Box foram entregues à Furb recentemente, depois de terem sido apreendidas pela Receita Federal de Blumenau.

De acordo com o professor Cesar Ricardo da Silva, o item tem entrada para cartão de memória, USB, áudio, HDMI e rede. “É um mini computador. A ideia desse projeto é descaracterizar o software malicioso que roda aqui dentro e tornar essa aplicação em aplicações nobres que podem ser utilizadas no dia a dia”, explica.

A princípio, o destino do material seria o descarte ou a incineração. No entanto, com o projeto, os materiais antes usados para promover pirataria, terão outra finalidade, cumprindo um papel social e ambiental.

Segundo a direção do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da Furb, essa seria apenas uma das várias ações que estão por vir. Além disso, as expectativas da instituição, professores, alunos e bolsistas é positiva.

A instituição recebeu sete equipamentos com diversos modelos para iniciar os estudos. Por serem diferentes, a equipe precisa identificar as características de cada aparelho para localizar e quebrar o software malicioso que será substituído por um software livre para uso da população em geral.

Leia também:

1. VÍDEO – Veja como é o processo para tratar água que chega na casa dos blumenauenses
3. Colégio Militar de Blumenau realizará Cantata de Natal nesta terça-feira
2. Alunos de escola de Blumenau realizam manifestação para que professor seja nomeado diretor
4. Polícia Civil divulga resultado do inquérito sobre desaparecimento e morte de turista austríaco em Florianópolis
5. Saiba quanto os hospitais Santo Antônio e Santa Isabel receberão de valores destinados por deputados


Veja agora mesmo!

Baile com Os Monarcas e paixão por futebol: Sargento Junkes leva o padrinho para o Bar da Zenaide

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo