+

Após descarte irregular de lixo aumentar na última semana, Samae organiza mutirão de limpeza em Gaspar

Ação reunirá outras secretarias e será realizada no sábado

O descarte irregular de resíduos aumentou consideravelmente nos últimos dias. Por isso, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Gaspar realiza neste sábado, 17, a partir das 8h, uma força tarefa em parceria com outras secretarias para um mutirão de limpeza e a intensificação da fiscalização.

A ação será realizada na Estrada Geral da Garuva, Bairro Gaspar Grande. O Samae disponibilizará uma retroescavadeira e duas caçambas.

Além disso, equipes de agentes de endemias, superintendência de Meio Ambiente, secretaria de Obras e Serviços Urbanos e Planejamento Territorial, também participam da atividade. Os resíduos serão encaminhados para VitaCiclo para realizar a reciclagem dos materiais.

Mutirão de limpeza e como denunciar descarte incorreto

No local em que será realizado o mutirão, foram encontrados móveis, pneus, resíduos de construção e uma grande quantidade de embalagens de bisnagas de silicone, que podem ser tóxicas. Todos esses materiais deveriam ser descartados no ecoponto ou via aluguel de caçamba coletora de entulho, conforme determina a Lei.

O prefeito Kleber Wan-Dall comenta sobre a ação. “Estamos enfrentando um aumento alarmante no descarte irregular de resíduos, ameaçando não apenas o ambiente, mas a saúde pública também”, comenta o prefeito.

Conforme a legislação municipal, Lei nº 3.934, o descarte irregular de resíduos volumosos está sujeito a multa administrativa. Além disso, o descarte de materiais inservíveis em áreas públicas é um problema grave na cidade, comprometendo a saúde pública como a dengue e causando danos ambientais.

Além dos despejos em locais não autorizados, há também a questão da falta de sincronia com os horários do serviço de coleta, desrespeitados por muitos residentes.

Caso um morador presencie o descarte incorreto de resíduos, pode entrar em contato com o serviço de fiscalização do Meio Ambiente pelo telefone fixo ou WhatsApp: (47) 3091-2082.

Leia também:

1. “Desce ou vou te matar”: motorista de aplicativo tem carro e dinheiro roubados em Indaial
2. Homem é condenado após tentar matar ex-cunhado a tiros em Blumenau
3. Identificado homem morto a facadas após ter casa invadida em Blumenau
4. Motor de ônibus da viação Verde Vale pega fogo em Gaspar
5. Apan perde para campeões argentinos, mas se classifica para semifinais do Sul-Americano


Veja agora mesmo!

Gestores e possível técnico do Metrô falam sobre desafio do ano:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo