Associação que acolhe dependentes químicos em Blumenau precisa de ajuda para se sustentar

Doações são necessárias para manter a casa e ajudar os moradores do local

Um lugar de acolhimento para pessoas conseguirem se ressocializar na sociedade. Essa foi a motivação do teólogo Marciano Pering ao criar a Associação Família Feliz para ex-dependentes químicos de Blumenau. A casa, localizada no bairro Itoupava Seca, é mantida com trabalho voluntário e ajuda mais de 30 pessoas. 

A iniciativa tomou forma após Marciano trabalhar de forma voluntária em clínicas e comunidades terapêuticas. “A maioria dos internos eram usuários de álcool e drogas. Percebi que após o tratamento de desintoxicação oferecido por estas instituições se criava uma lacuna preocupante”, contou.

Segundo o proprietário da casa, demorava para a pessoa voltar a exercer uma atividade profissional e restaurar os laços afetivos e familiares perdidos por conta do uso abusivo da bebida e dos entorpecentes. 

Hoje a casa oferece acolhimento para as pessoas em regime de residência assistida, servindo em torno de quatro mil refeições por mês. Os acolhidos também contam com a ajuda de assistentes sociais, psicólogos e todos os outros voluntários que mantêm o local. 

Segundo Marciano, legalmente a ONG é reconhecida como de utilidade pública e requer a ajuda dos blumenauenses e de toda a região. “Daqui a pouco estaremos no inverno e a demanda por roupas de cama ou cobertores aumenta, assim como a necessidade de agasalhos”, confessa.

Corte de energia

No fim do mês de março a casa precisou de doações urgentes após sofrer um corte de energia por conta das contas atrasadas. A energia foi religada no fim da tarde de sexta-feira, 26.

“A situação foi revertida porque anunciamos o ocorrido nas redes sociais e para contatos pessoais da equipe. Foi uma situação resolvida de forma emergencial, mas infelizmente o problema não foi solucionado de forma definitiva”, explica Marciano. 

As causas para esse tipo de ocasião são várias. A casa funciona com recursos provenientes de doações de pessoas físicas que se solidarizam e dos serviços oferecidos pela casa como a venda de produtos de limpeza e o Lavacar Social.

São organizadas também pasteladas de forma regular e outros eventos gastronômicos que podem ajudar com a arrecadação de dinheiro. No entanto, o valor ainda não é suficiente para cobrir todos os gastos. 

“Devido à crise provocada pela pandemia da Covid-19 que assola o país essas atividades foram extremamente prejudicadas. Não recebemos nenhuma verba oficial seja do município ou do Estado”, conta o proprietário. A pandemia gera um outro problema, mas desta vez social: o aumento de pessoas em vulnerabilidade social e por consequência o aumento de pessoas que procuram auxílio. 

No primeiro semestre de 2020, o espaço da associação foi emprestado para que a Prefeitura de Blumenau abrigasse emergencialmente parte da população de rua da cidade e isso gerou uma onda de doações e ações de solidariedade para a casa. No entanto, a crise se estende até os dias de hoje. “Muitos colaboradores que nos ajudaram também passaram a ter dificuldades, em menor ou maior grau”, completa Marciano. 

Além da  Associação Família Feliz em Blumenau, Marciano gerencia o Sítio Feliz em Gaspar que conta com outras 14 pessoas em situação de vulnerabilidade. Os proprietários e voluntários estão pensando em novas alternativas e modalidades de parceria para que esse tipo de problema não volte a se repetir. 

Como ajudar

A Associação Família Feliz recebe qualquer tipo de ajuda seja em dinheiro, comida ou em móveis para ajudar nas melhorias da casa. Para doações em dinheiro, os interessados podem realizá-las pelo Pix, com a chave: 29774856000104, ou por transferência pelo banco Viacredi. 

Banco: 085
Agência: 0101
Conta: 994.822-8
CNPJ: 29.774.856 / 001-04
Favorecido: Associação Família Feliz

Caso a doação seja de alimentos, móveis ou deseja realizar a doação em mãos, basta entregar na sede da Associação na rua Regente Feijó, número 42 (atrás da Santa Clara Veículos), no Bairro Itoupava Seca. O telefone para contato é (47) 9 9960-4301. São nas redes sociais como Facebook que os eventos são divulgados, portanto acompanhá-los por lá também é uma forma de ajudar. 


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo