Atleta de Blumenau irá representar a Seleção Brasileira no Campeonato Panamericano de Caratê no Chile

Jovem precisa arrecadar apoio para poder viajar

Atleta de Blumenau irá representar a Seleção Brasileira no Campeonato Panamericano de Caratê no Chile

Jovem precisa arrecadar apoio para poder viajar

Iáscara Zultanski

Um atleta blumenauense tem chamado atenção, mais uma vez, após ser convocado para representar o Brasil, em competições internacionais. Kauan Ribeiro dessa vez irá participar do Campeonato Panamericano de Caratê que acontece no Santiago no Chile, do dia 22 ao dia 27 de agosto de 2023. 

O jovem de 18 anos faz parte do Instituto Itoupava de Caratê do Sensei Charles Denis Gaulke e participou da Seletiva Nacional para a Seleção que aconteceu em São Bernardo do Campo, em São Paulo. 

“Eu me sinto muito privilegiado. Em qualquer esporte, o sonho dos atletas é poder entrar na Seleção Brasileira para poder representar o país em competições fora, e eu conquistei isso. Não foi fácil, mas treinei e lutei muito para isso. É uma felicidade imensa, até difícil processar que isso está acontecendo. Seguirei treinando, porque passar foi só o primeiro passo. Mas estou muito muito feliz”, conta Kauan.

História com esporte

Kauan sempre foi uma criança muito ativa, gostava de educação física e sempre se envolvia com diversos esportes, de basquete, até voltei e futebol. A relação com carate surgiu quando ele tinha por volta dos seis anos e o Sensei Charles Denis veio até sua escola apresentar o projeto, como forma de atrair novos alunos.

E a tática funcionou, já que desde então, o jovem passou a treinar caratê. “Quando entrei, ainda criança, pensava que iria bater nos outros, aprender a me defender, mas acabei me surpreendendo, já que o karatê é mais do que a luta”, explica. 

O tempo foi passando e a relação com o esporte foi se fortalecendo, mas, ao mesmo tempo, muitos questionamentos e desafios também. Kauan conta que a maior virada de chave que teve foi durante a competição do Sul Americo, em 2022. 

Na época, ele estava se questionando o que deveria fazer depois do ensino médio, se deveria iniciar um curso na universidade e se deveria transformar o karatê em uma profissão. Contudo, nessa competição, o jovem atleta acabou se saindo muito bem e se destacando entre os atletas, e então decidiu se emprenhar ainda mais em seguir o sonho de ser um atleta de caratê. 

E todo esse empenho tem dado certo, já que agora, ele irá competir internacionalmente no Panamericano de caratê que acontece no Santiago no Chile. Além disso, o jovem também está fazendo faculdade de Educação Física. 

“Esses ainda são só meus primeiros passos, mas quero conquistar muita coisa dentro do esporte ainda, que conquistar respeito de outros atletas, títulos nacionais e internacionais… Meu maior sonho é poder virar referências das pessoas que estão ao meu redor. Às vezes dou aula para crianças e elas dizem que querem ser como eu, e isso me traz uma sensação muito boa, essa tem sido a melhor parte. Acho que esse é o meu proposito de vida, quero dar o melhor de mim”, finaliza. 

Viajem para o Chile 

Como não tem condições para arcar com todos os custos da viagem, o atleta Kauan e o Sensei Charles estão organizando uma vakinha para arrecadar recursos para comprar as passagens aéreas, para hospedagem e para a alimentação. 

O valor precisa ser arrecadado até esta sexta-feira, 4. É possivel ajudar a dupla através deste link ou então do Pix da vakinha 3890418@vakinha.com.br


Assista agora mesmo!

Casarão da família Karsten tem detalhes que revelam origem da empresa e história do têxtil na região:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo