X
X

Buscar

VÍDEO: Através da tecnologia, projeto conecta crianças com idosos da Casa São Simeão de Blumenau

Pandemia fez com que idosos ficassem mais isolados no local, mas conversa com alunos alivia situação

Em período de pandemia, os idosos da Casa São Simeão, de Blumenau, estão usado a tecnologia para se conectar com pessoas de fora durante o isolamento. Alunos das escolas General Lúcio Esteves, de Blumenau, e da Tancredo de Almeida Neves, de Indaial, que fazem parte do projeto De Geração para Geração, estão realizando ligações para amenizar um pouco a situação e levar alegria aos idosos.

“Por que vocês não vêm aqui? Estou com saudades”, diz Dona Erna, 74 anos, moradora da Casa São Simeão em uma das ligações. Mesmo sem muito jeito com a tecnologia, ela soltou o riso tentando se enquadrar na tela do tablet, enquanto recebia a ligação das crianças.

A pandemia fez com que a rotina dela e de seus colegas na casa asilar mudasse. As visitas e as ações foram suspensas. Os passeios que os idosos faziam semanalmente também. Para amenizar os efeitos do novo cenário, os integrantes do projeto promovem bate-papos por vídeo com os moradores da casa.

“O contato com as crianças é ótimo para a memória e a criação de vínculos. Muitas vezes os idosos são pessoas que tiveram vínculos rompidos ou tiveram diversas dificuldades na vida. E muitos deles não têm a aceitação de estar em uma instituição. Então, falar com as crianças é muito positivo para eles”, explica a gerontóloga Malvina Ribeiro.

O principal assunto das ligações são situações do cotidiano – histórias de vida, lembranças do tempo da escola, comida, passeios -, além de tarefas do dia-a-dia, poesias e músicas.

Casa asilar recebeu testes e equipamentos para combater Covid-19

A Casa São Simeão foi uma das escolhidas entre 619 instituições brasileiras voltadas para os idosos para participar da ação Todos pela Saúde. Por três meses, a casa asilar receberá um conjunto de ações de prevenção, monitoramento e testagem.

A iniciativa do Itaú Unibanco direcionou R$ 100 milhões para 29 mil idosos e 22 mil cuidadores em 22 estados. Foram localizadas Instituições de Longa Permanência para Idosos localizadas em municípios com mais de 200 mil habitantes e com altos índices de casos confirmados de Covid-19.

No início de julho, a Casa São Simeão foi atingida pelo ciclone extratropical que passou pelo estado e os idosos precisaram ser realocados. A ajuda vem num momento em que o espaço passa por reformas para atender os residentes. As entregas envolvem EPIs e itens de higiene.


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar