Audiência pública decisiva para obras na BR-470 será realizada nesta terça-feira
Impasse acontece pelo lote que será destinado o investimento
Nesta terça-feira, 17, o Senado Federal realiza uma audiência pública para tratar da proposta de destinação de R$ 350 milhões do Governo de Santa Catarina para obras em rodovias federais. A sessão inicia às 9h e será decisiva para destinar, ou não, os recursos.
O principal obstáculo está na aplicação do investimento na BR-470, o governo quer colocar o dinheiro nos lotes 1 e 2, enquanto o DNIT/SC quer distribuir entre os quatro lotes. A audiência estava primeiramente marcada para o último dia 2, mas foi adiada para que houvesse entendimento entre as partes.
O problema persiste há pelo menos 70 dias, desde que a Assembleia Legislativa de SC (Alesc) derrubou os vetos de Daniela Reinehr sobre os projetos que autorizavam o repasse. Desde então, a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade apresentou uma proposta de convênio ao DNIT/SC, mas não obteve resposta.
Aliados de Moisés alegam interferência política de Jorginho Mello (PL), que teria a finalidade de evitar que Moisés levasse os créditos pela finalização de parte da obra.
A audiência convocada pelos senadores Esperidião Amin (Progressistas) e Dário Berger (MDB) promete dar fim ao impasse. Em Brasília, o encontro terá a presença do governador Carlos Moisés da Silva, do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e de parlamentares catarinenses.
Segundo Amin, o objetivo é ter um “final feliz” a partir de um acordo entre governo estadual e federal. O senador defende que o Estado tenha autonomia para decidir onde colocar os recursos e lamentou o atraso na definição do tema.
O presidente da República Jair Bolsonaro esteve em Santa Catarina no início de agosto, onde foi cobrado por empresários acerca da questão. No entanto, ele não se manifestou sobre o tema.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida: