Aulas gratuitas levam empreendedorismo gastronômico para familiares de pessoas com deficiência
Moradores de Blumenau podem realizar inscrições até o dia 19
Com o objetivo de desenvolver habilidades gastronômicas e empreendedoras, a Ação Social para Igualdade das Diferenças (Asid) e o Grupo Risotolândia lançaram o Programa Empreenda Risotolândia.
O projeto é on-line e gratuito para mães e familiares de pessoas com deficiência nas cidades de Blumenau e de Araucária, no Paraná. As inscrições estão abertas até o dia 19 de julho e podem ser realizadas no site.
A edição de 2022 é destinada à familiares com pessoas com deficiência física, que já possuam um empreendimento próprio ou que estejam buscando uma oportunidade ou caminho no mercado de trabalho na área de alimentação. O programa tem como meta auxiliar o desenvolvimento de 25 famílias.
As oficinas têm duração de três meses com um encontro semanal de duas horas até a conquista da certificação. O curso é centrados em três temáticas: como abrir o próprio negócio, planejamento da vida profissional e financeira e apoio psicológico aos participantes.
Há, ainda, sessões de mentoria, que são oferecidas às participantes com empreendedores e gestores voluntários. Na mentoria, os empreendedores terão acesso a um acompanhamento personalizado com uma mentora, que divide ferramentas e conteúdo que podem trazer impacto positivo no desenvolvimento do negócio; além de aumentar o networking e abrir portas para novas oportunidades.
Programa oferece oportunidades para empreender
De acordo com a diretora executiva da Asid, Isabela Bonet, o Empreenda Risotolândia fornece as ferramentas de empreendedorismo para pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade social e suas famílias. O objetivo é oportunizar acesso a bens e serviços para uma melhor qualidade de vida através da formação da rede.
“O empreendedorismo pode ser uma oportunidade para pessoas com deficiência e seus familiares conciliarem uma renda com sua rotina familiar, que, muitas vezes, é bem particular e específica. O programa pode fazer mais sentido ainda para famílias que tem uma pessoa com deficiência sem condições de entrar no mercado de trabalho, criando assim um apoio e um dinamismo familiar de envolvimento no novo negócio e desenvolvimento da pessoa com deficiência”, comenta Isabela.
Com a ampliação de conhecimentos sobre o mercado de trabalho, o programa contribui também para a autoestima das pessoas com deficiência. “O foco do Programa Empreenda, assim como nos outros anos, é o empreendedorismo gastronômico e o empoderamento da pessoa com deficiência. Araucária é nossa sede e tem as principais operações e Blumenau é nossa filial com mais tempo de atuação. Nossa expectativa é o desenvolvimento de competências empreendedoras e de capacidade técnica para a pessoa com deficiência e seus familiares, com o intuito de criar oportunidades de socialização e aumento de renda”, afirma a analista de comunicação interna do Grupo Risotolândia, Evellyn Sousa.
Leia também:
– Postos terão que divulgar quanto custava combustível antes da redução do ICMS
– Motorista de carro morre em acidente com caminhão-tanque na BR-470, entre Gaspar e Ilhota
– Superlua e Cometa K2: saiba onde e como assistir aos fenômenos espaciais de julho em SC
– Jovem com mais de 1 milhão de seguidores nas redes sociais morre em acidente na BR-101
– Catarinense é indenizado após reservar acomodação e ser hospedado em alojamento para pessoas carentes na França