Banco Central alerta para golpes sobre valores a receber; saiba como se proteger

Consultas sobre falsas mensagens estão quatro vezes acima da média

Banco Central alerta para golpes sobre valores a receber; saiba como se proteger

Consultas sobre falsas mensagens estão quatro vezes acima da média

Agência Brasil

O aumento no número de consultas sobre falsas mensagens relativas ao sistema Valores a Receber fez o Banco Central emitir um alerta. A autoridade monetária recomendou uma série de medidas para evitar cair em golpes.

Segundo o BC, os serviços de atendimento ao cidadão têm recebido volume quatro vezes maior que a média de consultas sobre informações inverídicas. De acordo com a autoridade monetária, grande parte das falsas mensagens passaram a circular na internet nos últimos dias.

Dicas

A primeira dica diz respeito a mensagens recebidas pelo WhatsApp para resgatar valores esquecidos no Banco Central imediatamente via PIX. Nesse caso, o órgão orienta o cidadão a ignorar o conteúdo mensagens e a não clicar em links.

Esses links, informou o BC, roubam senhas em redes sociais e pode instalar vírus e programas espiões no celular do usuário. Informações oficiais sobre valores a receber e sobre a consulta ao sistema são divulgadas apenas no site do Banco Central e nas redes oficiais do órgão, jamais por aplicativos de mensagens ou SMS.

O Banco Central esclareceu que a consulta a valores esquecidos está suspensa desde abril. Apesar de as instituições financeiras recomeçarem a enviar dados em janeiro, a reabertura das consultas e dos saques continua sem previsão de retorno.

Em dezembro, o BC anunciou que, quando o sistema voltar a funcionar, passará a permitir o saque por herdeiros e representantes legais de falecidos.

Leia também:

1. Primeira deputada negra do Brasil, catarinense Antonieta de Barros é inscrita no Livro de Heróis e Heroínas da Pátria
2. Idosa de Blumenau cai em golpe do bilhete premiado e três pessoas são presas
3. Confira lista completa de feriados em Blumenau neste ano
4. Incêndio em escola de Gaspar é controlado por trabalhadores que reformavam local
5. Com mãos amarradas, corpos de jovens que estavam desaparecidas são encontrados em margem de rio em SC

– Assista agora:
Cao Hering: livro de crônicas de Blumenau e carreira

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo