X
X

Buscar

Barragem de pequena central hidrelétrica se rompe em Taió, no Alto Vale

Rompimento provocou alagamentos, mas não há feridos

O canal de uma barragem pertencente a uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH) no bairro Ribeirão das Pedras, em Taió, Alto Vale do Itajaí, rompeu-se por volta de 11h30 deste sábado, 23. Uma casa ficou alagada, mas ninguém se feriu.

A PCH fica na localidade de Ribeirão das Pedras, no distrito Passo Manso. Segundo a Defesa Civil de Taió, a estrutura vem sendo acompanhada desde o mês de outubro, inclusive pelo Ministério Público.

Neste sábado, havia no local um engenheiro e um geólogo contratados pelo MP para fazer uma avaliação. O canal, que tem cerca de 4 km de extensão, estava operando com 100% da capacidade de inundação, segundo a Defesa Civil.

Um dos moradores ouviu o estouro causado pelo rompimento da parede do canal e correu para avisar os outros quatro moradores da propriedade.

A casa foi afetada com cerca de um metro e meio de inundação. Perderam-se maquinário, trator, um automóvel, uma motocicleta, móveis, eletrodomésticos, alimentos e grãos para alimentação animal. Um número não confirmado de aves também morreu.

Em julho de 2017, a mesma PCH também se rompeu e provocou alagamentos no entorno.