Beira-Rio será fechada por ação da Polícia Militar, e não por simulado de desastre natural

PM pretende aproveitar a presença de policiais de outras regiões em Blumenau

Beira-Rio será fechada por ação da Polícia Militar, e não por simulado de desastre natural

PM pretende aproveitar a presença de policiais de outras regiões em Blumenau

Redação

Por Evandro de Assis e Renata Westphal

A Avenida-Beira Rio, em Blumenau, será interditada para o trânsito nesta terça e quarta-feira, 15 e 16, para a Operação Adsumus, da Polícia Militar. Agentes da PM e viaturas vão se encontrar no local, das 17h às 19h, para depois sair rumo aos bairros em ações contra o crime.

Desde segunda-feira, quando a ação foi divulgada, a PM relacionou a interdição com o simulado de desastres naturais que ocorre na cidade e envolve outras corporações, como Exército, Bombeiros e Defesa Civil. Na verdade, a Adsumus é uma ação contra o crime, e que já ocorreu na cidade no mês de março.

Segundo o secretário-adjunto de Estado da Defesa Civil, Fabiano de Souza, a interdição não está diretamente relacionada com o simulado. A prefeitura de Blumenau e a Agência do Desenvolvimento Regional também negaram que há relação entre os dois eventos.

A operação coincide com a semana de simulado, uma vez que há mais policiais de outras regiões à disposição em Blumenau. A Avenida Beira-Rio será usada como ponto de concentração para policiais e 50 viaturas – em março, foram 45 viaturas.

O coronel Carlos Alberto Fritz Bueno, comandante da 7ª Região da Polícia Militar, porém, diz que é possível relacionar a interdição da Beira-Rio com uma situação de enchente.

“Dentro de uma crise de Defesa Civil, que é uma enchente, por exemplo, a Beira-Rio já está parada, então nós estamos partindo de uma hipótese de que o nível do rio está a 15 metros, então a Beira Rio já está praticamente parada. É uma simulação para que as pessoas não saiam de casa, busquem alternativas de rotas”, comparou.

Polícia Militar/Divulgação

Ação já havia ocorrido em março

A Polícia Militar promoveu ação semelhante no dia 23 de março, em Blumenau. Dezenas de veículos e agentes se reuniram nos fundos da prefeitura no fim da tarde, em horário de pico no trânsito, e depois seguiram para ações nos bairros.

Naquela operação, 150 policiais e 45 viaturas participaram. Duas pessoas foram presas, 12 veículos apreendidos por irregularidades e pequenas quantidades de maconha e cocaína foram encontradas pelos policiais.

Ônibus

Algumas linhas de ônibus que passam pelo local terão o trajeto alterado. Durante o período de interdição, das 17h às 19h, as linhas 11, 17, 508 e 607 com destino ao Terminal Fonte desviarão pela rua Carlos Rischbieter.

Já as linhas 12, 30 e 31 com destino ao Terminal Proeb seguirão pelas ruas Indaial e Heinrich Hosang. O ponto de ônibus localizado na Beira-Rio, próximo à rua São Paulo, assim como o ponto posicionado na rua Sete de Setembro, em frente ao Blu Lanches (sentido Centro/bairro), ficarão desativados.

A Guarda Municipal de Trânsito estará na região central da cidade durante a interdição para orientar o fluxo de veículos.

Veja no mapa os desvios que serão feitos

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio