Blumenau adere a consórcio nacional para compra de vacinas contra Covid-19
Pactuação prevê ainda aquisição de medicamentos, equipamentos e insumos
Blumenau firmou nesta sexta-feira, 5, um protocolo de intenções junto a Frente Nacional dos Prefeitos, para aderir ao consórcio nacional e garantir a aquisição de vacinas, medicamentos, equipamentos e insumos para o enfrentamento à Covid-19.
Desde janeiro, quando os imunizantes foram aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a prefeitura participa de discussões sobre a aquisição da vacina. Com a autorização do Supremo Tribunal Federal (STF) na última semana para que estados, municípios e o Distrito Federal possam importar e distribuir os imunizantes, o município confirmou sua decisão de compra.
Leia também: Profissionais da educação passam a fazer parte do grupo prioritário para vacinação contra Covid-19
A adesão a um consórcio para aquisição conjunta, foi entendida como a opção que permite, além da segurança jurídica, uma maior possibilidade na negociação de valores e prazos para entrega.
Depois de avaliar outras propostas, o município optou pelo Consórcio Nacional por entender que o modelo é o que melhor se adéqua às suas demandas. Os recursos já estão reservados no orçamento previsto para este ano.
A prefeitura também ressaltou que a aquisição das doses segue os mesmos preceitos de todas as compras efetivadas pelo poder público, priorizando a transparência, legalidade e economia aos cofres públicos.