Blumenau amanhece nesta sexta ainda contando o prejuízo deixado pela chuva

Quatro famílias tiveram de deixar as casas durante a noite

Blumenau amanhece nesta sexta ainda contando o prejuízo deixado pela chuva

Quatro famílias tiveram de deixar as casas durante a noite

Redação

Blumenau amanhece nesta sexta ainda avaliando os estragos deixados pela chuva de sexta-feira, 18. Um novo balanço da Defesa Civil, divulgado às 7h, aponta para 91 ocorrências na cidade, cinco delas consideradas graves. Quatro famílias precisaram ser retiradas das casas onde moram.

Todas as famílias desalojadas dormiram na casa de parentes e vizinhos. Nenhum abrigo precisou ser acionado. Três das residências sob risco de deslizamentos de terra ficam no Morro Concórdia, no bairro da Velha. A quarta desmoronou no Morro Dona Edith, provavelmente por um problema estrutural, segundo a Defesa Civil.

Segundo o secretário de Defesa do Cidadão, Carlos Menestrina, das 91 ocorrências, 44 foram quedas de árvores e de muros. Ainda houve 34 deslizamentos de terra. A prefeitura ainda precisa avaliar nesta manhã outras 41 ocorrências, que não puderam ser checadas criteriosamente durante a noite.

Coronel do Corpo de Bombeiros, com experiência em desastres no Vale do Itajaí, Menestrina avalia que o evento de quinta-feira teve média intensidade:

“Mesmo assim é preocupante, porque Blumenau tem um histórico de movimentação de massa. Em toda chuva, a grande preocupação é com os deslizamentos de terra”, alertou.

Às 10h, o prefeito Mário Hildebrandt fará uma reunião com secretários para avaliar a situação da cidade e definir prioridades.

Túnel alagado

O túnel sob a rua 7 de Setembro, em frente ao Neumarkt Shopping, amanheceu alagado nesta sexta-feira, 18. Com o excesso de chuva na noite anterior, a água ficou armazenada no acesso de pedestres.

Uma equipe do próprio estabelecimento comercial está no local limpando o piso para que as pessoas possam atravessar em segurança.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo