X
X

Buscar

Blumenau é a terceira melhor cidade do país em 2022, aponta estudo

Dados são do Anuário ISTOÉ, que traz levantamento com indicadores econômico, social, digital e fiscal

Blumenau foi eleita a terceira melhor cidade do país em 2022 no Anuário Istoé. A pesquisa realizada pela Austin Rating, que será divulgada na próxima edição da revista, traz um retrato do Brasil, com levantamento de indicadores econômico, social, digital e fiscal de todos os 5.565 municípios do país.

Ao todo são quatro rankings divididos entre pequeno, médio e grande porte, e também um lista geral, na qual Blumenau ficou atrás apenas de Joinville e Jaraguá do Sul, também em Santa Catarina. No ranking de grande porte, Blumenau aparece na segunda posição.

Reprodução/Istoé

 

“Responsabilidade, gestão com transparência e respeito ao dinheiro público. Sempre foi dessa maneira que busquei a construção de uma Blumenau melhor para todos e por isso receber a notícia de que estamos no top 3 do ranking geral das melhores cidades do Brasil me deixa ainda mais feliz”, destacou o prefeito Mário Hildebrandt, em postagem nas redes sociais.

De acordo com a revista, ao todo são analisados 281 indicadores, de forma quantitativa e qualitativa. O desempenho dos municípios foi pontuado tanto pela condição do indicador em um único momento, quanto pelo desempenho da evolução desse indicador no tempo.

Entre os índices avaliados estão: capacidade de arrecadação, execução orçamentária, padrão de vida, mercado de trabalho, comércio exterior, qualidade de vida, educação, habitação, desenvolvimento humano, mobilidade digital e acesso digital ao conhecimento.

As informações dos 281 indicadores para os 5.565 municípios foram extraídas de fontes primárias públicas, como Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Datasus, Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), Ministério do Trabalho e Emprego (TEM), entre outras.

Além de Blumenau, outras cidades do Médio Vale do Itajaí também aparecem em destaques nos rankings. Entre as cidades de pequeno porte, Timbó ficou com a primeira posição e Pomerode na terceira. Nas de médio, Gaspar foi eleita 18ª, enquanto Indaial a 21ª.