Blumenau registra manifestação contra decisão do STF e liberdade de Lula
Ato começou às 10h em frente à Prefeitura
Manifestantes se reuniram em frente à Prefeitura de Blumenau neste sábado, 9, para protestar contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em extinguir a prisão em segunda instância. Ou seja, os réus podem aguardar em liberdade até que todos os recursos sejam esgotados.
A medida pode beneficiar cerca de cinco mil pessoas em todo o Brasil. Um dos primeiros atingidos foi o ex-presidente do país, Luiz Inácio da Silva, que deixou a superintendência da Polícia Federal de Curitiba nesta sexta-feira, 8. Lula estava preso desde abril de 2018.
O movimento Vem pra Rua organizou atos em diversas cidades, entre elas Blumenau. Dezenas de pessoas se encontram na praça Victor Konder e criticaram a decisão do Supremo. Em 2016 a corte havia mudado o entendimento sobre o assunto, o que possibilitou as prisões em segunda instância.
“Uma nação inteira foi condenada para que alguns bandidos ganhem liberdade”, dizia um dos cartazes expostos na manifestação blumenauense. Os presentes levaram um caixão para simular o velório do STF e o pixuleco, boneco inflável que representa Lula com roupa usada por presidiários.