Blumenau suspende consultas eletivas por um mês para combater colapso na saúde

ESFs ficarão focados em testagem de pacientes com sintomas de Covid-19

A Prefeitura de Blumenau anunciou nesta quarta-feira, 19, que irá suspender as consultas eletivas dos ESFs da cidade para focar no atendimento das síndromes gripais. As grandes filas formadas pela alta demanda da população seguem no radar do município.

Os pacientes que possuem consultas agendadas serão procurados pelas unidades de saúde. Consultas pediátricas e de gestantes seguem normalmente, assim como os atendimentos na Policlínica.

Para casos de sintomas de Covid-19 ou gripe a regra de territorialidade deixa de funcionar. Ou seja, para estes atendimentos não é necessário buscar seu ESF de referência. Para outros atendimentos, a regra segue.

O pedido da prefeitura é que a população busque as Estratégias de Saúde à Família ao invés dos Ambulatórios Gerais para testagem. A partir de segunda-feira, 24, todas as 58 unidades de saúde passarão a ter atendimento para pacientes com Covid-19.

“Para que vamos concentrar na Vila Germânica se podemos deixar mais próximo das pessoas?”, ressaltou o prefeito, que publicou nas redes sociais um comparativo para mostrar como o atendimento realizado no ano passado não funcionaria neste momento da pandemia.

Mário Hildebrandt/Divulgação

Os postos de saúde seguem com o esquema vacinal completo. Até as 17h20 desta quarta-feira, 19, as unidades ainda tinham vagas para 120 doses de reforço e 55 vagas para crianças de 11 anos.

“Se não tivéssemos a vacinação viveríamos nesse momento um cenário parecido com o de Manaus no ano passado”, citou o prefeito lembrando a falta de oxigênio no estado do Amazonas. “Com a transmissibilidade dessa variante teríamos consequências insuportáveis ao nosso sistema de saúde”, complementou.

Leia também: 
– Passaporte da vacina: como baladas de Blumenau se adaptam a novos protocolos
– “Somos chamados de vagabundos”: profissionais de saúde de Blumenau relatam ataques de pacientes devido alta da demanda
– Pfizer diz que testou com sucesso tratamento oral contra Ômicron

Mudanças nos atestados

O período dos atestados em Blumenau será alterado. Para os sintomáticos, o tempo de 10 dias passará para sete dias a partir do início dos sintomas. Quem teve contato com sintomáticos, mas não apresentou sintomas, deverá ficar cinco dias isolado após o último encontro.

Em casos de síndrome respiratória grave o prazo permanece de 20 dias. Já profissionais de saúde que tiveram contato próximo com o vírus serão testados, mas não precisarão ser afastados caso estejam vacinados ou tenham tido Covid-19 a menos de 90 dias.

A testagem de assintomáticos, planejada para ser realizada nos terminais de ônibus da cidade, precisou ser abolida após a prefeitura não conseguir montar uma equipe para isso e se deparar com uma determinação estadual de apenas testar sintomáticos.

“Temos mais de 90 mil testes e a perspectiva de mais 15 mil que devem chegar do estado, mas mesmo assim são finitos. No mercado brasileiro e internacional os mercados praticamente se esgotaram e voltaram ao preço de ouro”, explicou o prefeito.

O secretário de Saúde, Winnetou Krambeck, também ressaltou a importância de apenas procurar os ESFs para testagem caso o paciente apresente pelo menos dois sintomas há mais de três dias.

A prefeitura ainda ressaltou que cerca de 15 empresas já demonstraram interesse em levar os testes para Covid-19 para dentro dos seus ambulatórios. Elas estão sendo consultadas pela Associação Empresarial de Blumenau (Acib).


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo