+

Blumenau tem 14 eleitores que utilizarão o nome social nas Eleições 2020

Desde 2018, transexuais e travestis podem utilizar o nome social ao votar nas eleições municipais, estaduais e nacionais

O município de Blumenau tem 14 eleitores cadastrados com nome social para votar nas Eleições 2020, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral. No estado, são ao todo 263 eleitores entre os mais de 5 milhões aptos a votar em Santa Catarina.

O uso do nome social é um direito garantido a transexuais e travestis desde 2018. Nas eleições de 2018, Blumenau tinha 12 eleitores utilizando esse direito.

Entre os 393 candidatos a cargos políticos neste ano na cidade, nenhum utiliza o nome social, segundo os dados disponibilizados pelo TSE na plataforma digital.

O TSE define o nome social como a designação que o transexual e travesti se identifica, de acordo com a resolução nº 23.562. Segundo a resolução, o nome não poderá ser ridículo ou atentar contra o pudor. A pessoa também pode cadastrar sua identidade de gênero, como se identifica socialmente sem relação direta ao sexo biológico.

O nome estará no titulo eleitoral impresso e digital. Para as eleições desse ano, não será mais possível cadastrar o nome social. Quem quiser utilizar seu nome social no título eleitoral, poderá se cadastrar após o segundo turno em dezembro.

Em Blumenau, são 247.014 eleitores aptos a votar nas Eleições 2020.

Clique aqui e confira mais notícias sobre as Eleições 2020 em Blumenau


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo