Blumenau terá primeira escola estadual com ensino médio integral
Matrículas na Escola Max Tavares D'Amaral serão abertas para duas turmas de primeira série
A Escola de Educação Básica Doutor Max Tavares D’Amaral será a primeira unidade de Blumenau com ensino médio em tempo integral. O novo modelo de ensino que será aplicado é chamado de Ensino Médio Integral em Tempo Integral. Serão duas turmas de primeira série de até 40 alunos.
Nos próximos anos serão acrescentadas a segunda e a terceira série, respectivamente. As matrículas começam juntamente com toda a rede estadual de educação, de 30 de novembro a 7 de dezembro, e devem ser feitas na própria unidade. Os professores já estão em processo de seleção e serão todos efetivos.
As aulas serão de segunda a sexta, com uma hora de intervalo para o almoço. As alunos receberão três refeições. Todas as quintas-feiras no período vespertino, os alunos não terão aula. Neste dia haverá uma reunião semanal que contará com todos os professores e equipe da Gerência Regional de Educação para avaliação das aulas aplicadas, metodologias e planejamentos.
Por participar desta modalidade de ensino médio em tempo integral, a Escola Max Tavares D’Amaral, não participará do zoneamento educacional, ficando liberada a participação de todos os alunos interessados.
O ensino médio em tempo integral tem apoio voluntário do Instituto Ayrton Senna e Instituto Natura na elaboração do plano pedagógico. Santa Catarina possui hoje 15 escolas com este método. A partir de 2018, serão mais 22 unidades escolares em todo o estado.