Blumenauense assume cargo de governador mais jovem do Rotary em 2023

Eduardo Pfützenreuter toma posse neste sábado

Três anos após ser eleito, o blumenauense Eduardo Pfützenreuter tomará posse como líder do Distrito 4652 do Rotary neste sábado, 1º. Aos 35 anos, ele é considerado o governador mais jovem em atividade no mundo. Uma quebra de estigmas para um cargo que costuma ser ocupado por aposentados com muitos anos de associação.

Com quase duas décadas em família rotariana, Eduardo ingressou no Interact em 2004 e passou para o Rotaract em 2008, onde foi representante distrital duas vezes. Em 2016 ele foi presidente fundador do Rotary Fritz Müller e, desde então, passou a chamar atenção dos governadores.

“Sempre falavam que eu seria governador, mas brincava que só lá por 2050. Calculava que só teria idade adequada ali pelos 60, mas os caminhos fizeram com que em determinado momento os governadores me chamassem para me candidatar”, conta o governador, que foi eleito em agosto de 2020 sem concorrência.

Com mandato de um ano, o cargo passa por três anos de preparação. São treinamentos no Brasil e fora dele para que o governador desempenhe o papel de líder de um distrito. Eduardo relata que passou por São Paulo, Foz do Iguaçu e Orlando, na Flórida.

“Dentre os governadores de todos os países apenas eu e outra brasileira, de Minas Gerais, éramos jovens. Foi um diretor do Rotary que falou que eu era o mais jovem. O padrão é que os homens assumam esse papel aos 50 ou 60 anos”, explica.

Apesar da tradição, o Distrito 4652 tem caminhado na direção contrária, buscando rejuvenescer a liderança. Os que ocuparam o cargo enquanto Eduardo se preparava tinham 49 e 44 e o próximo eleito também está na faixa dos 40.

“Esses dias um governador de 103 anos faleceu, mas o Rotary mudou muito. Em Blumenau são 11 clubes, mas como não precisamos mais visitar cada um individualmente consigo manter atividade profissional enquanto me dedico a isso. Se não rejuvenescermos a instituição, ela acaba envelhecendo e morrendo”, alerta.

A partir do dia 1º de julho começa o mandato, que encerra em 30 de junho, seguindo o calendário estadunidense. Apesar de ser um ano de muita renúncia para o jovem governador, ele vê como uma oportunidade.

“É um desprendimento total, deixando família, trabalho e vida pessoal de lado. Até minha esposa precisa se dedicar, me acompanhando ou cuidando da casa quando não estou. Mas vejo ser jovem como ponto positivo, pois é um tempo que posso recuperar depois”, reflete.

Leia também:

1. Justiça mantém condenação de corretor de imóveis de Pomerode que vendeu um lote de forma irregular
2. Adolescente que sofreu acidente e teve dentes quebrados em Blumenau precisa de ajuda para pagar cirurgia
3. Marca suíça de chocolates vai abrir primeira loja em Blumenau
4. VÍDEO – Influencer encontra curativo dentro de lanche em Santa Catarina
5. Grupo revelação do pagode chega pela primeira vez ao Vale Europeu


Assista agora mesmo!

Bolinho de batata doce com atum: aprenda a preparar receita saudável e saborosa:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo