Blumenauense chega a Lviv e se aproxima de fuga da Ucrânia: “estamos confiantes e vamos conseguir”
Brasileiro está perto da fronteira com a Polônia
O blumenauense Jonatan Bruno Santiago, de 30 anos, que está na Ucrânia em meio à guerra com a Rússia, conseguiu chegar a Lviv, cidade situada no oeste da Ucrânia e próxima da fronteira com a Polônia.
Após as várias tentativas frustradas de fugir de Kiev – capital ucraniana e um dos principais alvos de ataques russos – ele conseguiu, junto a representantes da embaixada brasileira, chegar nesta quarta-feira, 2, a cidade que vem sendo a principal rota de fuga da guerra.
“Chegamos em Liviv! Glória a Deus por tudo. Sabemos que agora começa outra batalha pra passar pela fronteira, mas estamos confiantes e vamos conseguir. Obrigado a todos que torceram, oraram e mandaram energias positivas”, escreveu Jonatan, nas redes sociais.
Na segunda-feira, 28, o jornal O Município Blumenau chegou a destacar que Jonatan havia conseguido “comprar” vagas em um trem, ao lado de um maquinista, para sair de Kiev. Porém, logo após publicação da reportagem, o plano deu errado, já que o próprio maquinista vendeu os lugares para outras pessoas e os jogou para fora do trem.
“Já começou com ele falando coisas ruins pra gente, quando percebeu que éramos brasileiros, que tínhamos a pele de outra cor. Depois, ele vendeu mais caro para outras pessoas e nos empurrou do trem, um dos brasileiros que está comigo até se machucou”, contou Jonatan.
Com ajuda de outras pessoas – que conheceram Jonatan após a repercussão na mídia – ele e os colegas conseguiram vagas em carros com representantes da embaixada brasileira que estavam saindo de Kiev nesta terça-feira, 1, com destino a Lviv.
“A diferença aqui é incrível. Não é totalmente seguro, já tocou sirene, já passaram aviões por cima da gente, mas é bem diferente de Kiev. Tem as pessoas andando na rua tranquilamente, tem muita movimentação de carros, mercados abertos. A gente já se sente um pouco numa vida mais normal”, destaca Jonatan nesta manhã.
Itamaraty em Liviv
Nesta terça-feira, 1, o Itamaraty informou a abertura de dois postos de atendimentos consulares em Liviv e Chinisau, capital da Moldávia. Os dois locais serão responsáveis pela confecção de documentos de viagem e de retirada para cidadãos brasileiros.
“Por força da deterioração da situação de segurança em Kiev, embaixadas de vários outros países têm igualmente estabelecido missões de apoio fora da capital da Ucrânia, sobretudo em Lviv”, apontaram em nota divulgada
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida: