Blumenauense consegue sair da Ucrânia: “foram oito dias que pareceram meses”

Grupo de brasileiros agora aguarda avião para retornarem ao país

O blumenauense Jonatan Bruno Santiago, de 30 anos, que está na Ucrânia em meio à guerra com a Rússia, conseguiu sair da Ucrânia nesta sexta-feira, 4. Após as várias tentativas frustradas de fugir de Kiev – capital ucraniana e um dos principais alvos de ataques russos – ele conseguiu chegar na Polônia.

Junto dos brasileiros David e Matheus, que é atleta de futsal assim como Jonatan, ele segue de ônibus para Varsóvia para aguardar um avião que sai do Brasil na segunda-feira para trazê-los de volta ao país.

“O que passamos aqui só nós sabemos e vamos ter na memória para sempre. Passamos tantos perrengues, sentimos tanto medo, brigamos e rimos muito também quando dava. E até fomos esquecidos. Mas eu acho que o que fica é que passamos juntos e com coragem! Foram 8 dias que pareceram meses. E pensar que no meio de toda essa loucura Deus me deu pessoas tão boas amigos de verdade que vou levar pra vida toda”, comentou o blumenauense em seu perfil.

No último dia do trio na Ucrânia Jonatan saiu para ir ao mercado e foi assustado mais uma vez pelas sirenes alertando ao risco de ataques. Em um comboio com outros carros eles cruzaram a fronteira para a Polônia.

Os refugiados eram recebidos com alimentos, chás para aquecer do frio, mantimentos e até mesmo cobertores. Ambulâncias também estavam estacionadas no local para atender possíveis feridos.

Trio se juntou a outros brasileiros após chegarem à Polônia. | Foto: Instagram/Divulgação

“Como é bom minha gente. Se sentir seguro, poder andar na rua, uma vida normal. Naqueles oito dias parece que esqueci como é viver normalmente. Deus abençoe todos que oraram pela gente”, comentou Jonatan há pouco.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo