VÍDEO: Blumenauenses realizam manifestação pelo retorno das aulas presenciais
Proposta é que a escola seja considerada um serviço essencial
Pais e representantes de escolas de Blumenau se reuniram na escadaria da Catedral São Paulo Apóstolo no fim de tarde desta quinta-feira, 19. A manifestação foi organizada para que a educação seja reconhecida como um serviço essencial e que as aulas presenciais retornem no estado.
A reivindicação incluiu tanto escolas privadas quanto as públicas, que eles mencionaram que precisam ser preparadas para receber os alunos de forma segura. Em um documento direcionado à sociedade catarinense, os organizadores afirmam:
“Inúmeras atividades são permitidas com restrições em nosso Estado sem que haja testagem em massa da população, medicamento milagroso ou vacina eficaz contra a Covid-19. […] O único lugar proibido para crianças e adolescentes é a escola”.
A demanda é que, no ano que vem, a decisão seja da família. Mantendo as aulas de forma remota e oferecendo a opção das atividades presenciais. Ainda não há previsão de como será o funcionamento das escolas em 2021.
“É possível organizar as atividades escolas, de um lado, em atividades remotas para os alunos e professores em grupo de risco e, do outro lado, em atividades presenciais para aqueles que desejam retornar para a sala de aula”, reforça o texto.
Veja um vídeo feito durante a manifestação: