Blumob é notificada para retomada urgente do transporte coletivo
Paralisação acontece desde o inicio desta terça-feira
Em uma ação imediata, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), notificou a Blumob para que retome imediatamente o transporte na cidade, sob pena de multa.
Segundo as informações, a Blumob foi instruída a realizar todas as medidas administrativas e jurídicas necessárias para garantir o restabelecimento completo do transporte coletivo na região.
Em nota, a Prefeitura de Blumenau reforçou que segue acompanhando a situação de perto, e que não há motivos para que essa paralisação aconteça. Confira o que diz a prefeitura:
“O atual cenário é marcado por uma paralisação ilegal, irregular e desrespeitosa, que deixou cidadãos de todas as idades desamparados, sem qualquer aviso prévio conforme previsto em lei, e sem a manutenção mínima dos serviços. Diante dessa situação, a Prefeitura reafirma a responsabilidade como poder concedente, porém ressalta que não há espaço para negociações com quem adota práticas prejudiciais à comunidade.
É importante destacar que o sistema de transporte coletivo estava operando de forma regular, com salários e benefícios em dia, sem nenhuma anormalidade que justificasse a paralisação. O que se observa é uma tentativa de desestabilização por trás de interesses políticos e sindicais, os quais não serão tolerados pela população de Blumenau.
A Prefeitura está em contato com a Polícia Militar para garantir a segurança nos terminais durante todo o processo de retomada do serviço. Blumenau não aceitará o desrespeito de um sindicato que prejudica não apenas a empresa concessionária, mas também os colaboradores dispostos a trabalhar e toda a comunidade que depende do transporte público”.
Entenda a situação
Os ônibus da Blumob ficarão sem circular por Blumenau durante toda a terça-feira, 12, comunicou o Sindicato dos Empregados do Transporte Coletivo Urbano (Sindetranscol).
A reportagem de O Município Blumenau conversou com o sindicato, que reiterou que a paralisação do transporte coletivo acontece por conta da segurança nos terminais, condições de trabalho nos terminais e manutenção do emprego dos cobradores.
Em dezembro, o sindicato realizou dois protestos por considerar que a empresa Blumob está retirando direitos e atacando o sindicato.
O Sindetranscol relatou também que a Blumob ainda não entrou em contato para uma possível negociação.
Em nota, a Blumob se posicionou: “A empresa lamenta que, novamente, o sindicato faça greve desrespeitando a legislação, que exige comunicação previa, causando prejuízo às pessoas e à cidade. A empresa adotará as medidas judiciais cabíveis”
Em comunicado, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) reconhece “os possíveis transtornos que essa paralisação pode ocasionar aos cidadãos de Blumenau”. Como medida para facilitar a locomoção da população, os corredores de ônibus estão liberados para a circulação de veículos particulares durante o período da paralisação.
“Solicitamos aos motoristas a utilizarem essas vias com responsabilidade, respeitando rigorosamente as normas de trânsito e priorizando a segurança de todos os usuários”, diz comunicado da prefeitura, que ainda acrescenta que a “SMTT está empenhada em buscar uma solução rápida para a situação em questão”.
Leia também:
1. Empresário preso em nova operação em Blumenau também foi preso na operação Limpeza Geral
2. DNIT informa que trecho da BR-470 vai reabrir na noite desta terça-feira
3. Ônibus de Blumenau ficarão sem circular durante toda a terça-feira
4. Após mais de 10 anos, júri popular de adolescente morta a tiros acontece em Blumenau
5. Como foi o desempenho do neto do Silvio Santos em competição de tênis em Blumenau
Veja agora mesmo!
As histórias do “Luiz de Orobó”, personagem que marcou o futebol e agora está em Blumenau: