Bombeiros do Vale registram nove incêndios em vegetação no intervalo de duas horas
Calor de quase 40 °C colabora para início das chamas e para a propagação delas
O Corpo de Bombeiros registrou nove ocorrências de incêndio em vegetação nesta quarta-feira, 12, no Médio Vale do Itajaí. Os casos foram em Blumenau, Timbó, Gaspar e Ilhota e ocorreram no intervalo de duas horas, entre as 13h30 e às 15h30. O calor recorde, com temperatura de 39,2 °C, agravou a situação.
Somente em Gaspar foram três ocorrências nos bairros Lagoa, Gaspar Alto e Belchior Baixo.
Na terça-feira à noite, um dia após o incêndio que atingiu a vegetação próxima ao Parque São Francisco, no Centro de Blumenau, o capitão Filipe Daminelli, do Corpo de Bombeiros Militar, emitiu um alerta sobre a possibilidade de queimadas diante da previsão de temperaturas próximas aos 40 °C.
Segundo Daminelli, o forte calor, aliado à grande incidência de sol e à desidratação causada pela baixa umidade relativa do ar, colaboram para o início e propagação de incêndios de vegetação e florestal, intensificados pela ação do vento.
Ele pede que as pessoas não usem fogo para limpar terrenos, não queimem lixo nem façam fogueiras em local de vegetação. Desta forma é possível reduzir as ocorrências e evitar que o efetivo do Corpo de Bombeiros seja sobrecarregado com o atendimento de ocorrências que poderiam ter sido evitadas e estejam disponíveis para salvar vidas.