Cafeteria Especial, de Blumenau, estará no Caldeirão do Huck neste sábado

Participação celebra o Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado em 21 de março

Cafeteria Especial, de Blumenau, estará no Caldeirão do Huck neste sábado

Participação celebra o Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado em 21 de março

Redação

A Cafeteria Especial estará no programa Caldeirão do Huck, da Rede Globo, neste sábado, 23. O estabelecimento criado em Blumenau é a primeira cafeteria inclusiva do sul do país. Inaugurada em dezembro de 2018, todos os atendentes da cafeteria possuem Síndrome de Down.

A participação no programa do Luciano Huck é uma comemoração do Dia Internacional da Síndrome de Down, que acontece nesta quinta-feira, 21 de março. Além da participação, a Cafeteria Especial também está promovendo o Março Especial. Toda a programação pode ser encontrara na página do Facebook da empresa.

Para assistir ao programa juntos, a cafeteria estará promovendo uma grande festa à partir das 15h. Um telão será instalado no local para que todos possam acompanhar a participação da empresa. O endereço é na rua Uruguai, 422, no bairro Ponta Aguda.

A Cafeteria

Inaugurada em 2018, pelos empresários Giorgio Sinestri e Delfino Andrade, a Cafeteria Especial é atendida exclusivamente por pessoas com a Síndrome de Down. Fundadores da Educare Desenvolvimento Humano, uma empresa voltada para a educação humana, eles conheceram o conceito em um estabelecimento de São Paulo e resolveram trazer a ideia para Blumenau.

O projeto foi abraçado pela Associação Sorrir Para Down e começou a ser implantado em 2017, com aulas de culinária que acontecem com o apoio da Uniasselvi, que cede a cozinha do curso de gastronomia mensalmente.

Cafeteria Especial/Divulgação

Em 8 de dezembro de 2018 a primeira cafeteria inclusiva do sul do país foi inaugurada na rua Uruguai, na Ponta Aguda. O atendimento vai de segunda à sábado, das 14h às 20h. O cardápio está disponível também em braille e todas as atitudes do grupo promovem a inclusão.

As receitas incluem opções sem glúten, sem lactose, vegetarianas e veganas. Parte do lucro é revertido para a Associação Sorrir Para Down e a Apae Blumenau. Os atendentes são registrados legalmente, conforme a CLT vigente, concedendo verdadeira inclusão no mercado de trabalho, além da possibilidade de estágios e experiências de acordo com as possibilidades de cada um.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo