Um ano e um mês após inaugurar em Blumenau, a Cafeteria Especial está com dificuldades financeiras. De acordo com um dos sócios, Giorgio Sinestri, o espaço está com as contas no vermelho. “Hoje o que entra paga o atrasado, mas como sempre vencem novas contas, não conseguimos ficar em dia”, apontou.

Segundo Sinestri, a iniciativa de abrir o estabelecimento não teve investimento financeiro. Ele foi criado exclusivamente com objetivo de inserir pessoas com deficiência no mercado de trabalho, chamar a atenção para a necessidade da inclusão, mas com caixa zero. “Foi a ousadia que nos permitiu chegar onde estamos, com transformações sociais importantes e muitas pessoas pensando diferente sobre a inclusão social”, destacou.

O primeiro endereço da Cafeteria Especial foi no bairro Ponta Aguda, em dezembro de 2018. Porém, eles precisaram mudar de endereço, para a rua Hermann Huscher, no final da Alameda Rio Branco, na Região Central de Blumenau, e por isso fizeram um caução de alto valor.

“Isso complicou um pouco nossa reserva. O movimento caiu muito em outubro, novembro e dezembro em toda a cidade, e sentimos isso também”, lamentou.

Para tentar deixar as contas em dia, os sócios tentaram empréstimos com bancos, porém, pelo pequeno histórico bancário que possuem não conseguem o valor necessário. Eles seguem procurando parcerias, mas sem previsões de como e quando vão conseguir controlar a situação.

Mesmo diante do problema enfrentado, Sinestri afirma que não vai desistir e que segue acreditando na força da inclusão. Além da oportunidade no mercado de trabalho, a Cafeteria Especial oferece aos três funcionários e mais sete jovens, um atendimento psicológico, pedagógico, fisioterapia, fonoaudióloga e dentista.

A Cafeteria Especial

Inaugurada em 2018, pelos empresários Giorgio Sinestri e Delfino Andrade, a Cafeteria Especial é atendida exclusivamente por pessoas com deficiências. Fundadores da Educare Desenvolvimento Humano, uma empresa voltada para a educação humana, eles conheceram o conceito em um estabelecimento de São Paulo e resolveram trazer a ideia para Blumenau.

Como o projeto é principalmente social, o site da Cafeteria Especial possui uma aba para que as pessoas possam se tornar voluntários, fazer doações em dinheiro, e para empresas fecharem parcerias.