Durante pandemia, cai número de inadimplentes em Blumenau, mas indicador não é positivo

Para a CDL, o número é reflexo das baixas vendas

O comércio em Blumenau teve muitas perdas durante 2020, principalmente a partir de março, com as primeiras ações referentes aos cuidados com a pandemia de coronavírus. O fechamento das lojas, depois reabertura, mas com restrições, fez com que a queda nas vendas fosse bastante grande naquele período.

E assim como as vendas, outros números também tiveram quedas. De acordo com o último levantamento feito pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Blumenau, entre 17 de março e 30 de junho deste ano, em comparação ao mesmo período de 2019, o número de registros no SPC pelo comércio blumenauense caiu 65%.

Enquanto no ano passado foram 17.675 inscrições nos três meses, em 2020 foram 6.173 nomes colocados no SPC. Esse dado até aparenta ser positivo, já que são menos pessoas tendo o nome “sujado” no mercado. Mas não é.

“É estranho, né, dizer que menos pessoas com nome sujo é ruim. Mas tem que entender que não é porque as pessoas estão pagando melhor, ou em dia. É porque quase ninguém comprou. O que é horrível pro lojista. Além disso, tem também a parte do comerciante que está evitando de sujar os nomes dos clientes, porque entende a situação e quer dar mais tempo para que paguem”, explicou Antônio Bittelbrunn Júnior, diretor de SPC da CDL Blumenau.

O que comprova a tese de que não são mais pessoas quitando as dívidas é o número de nomes retirados do SPC. Enquanto em 2019 15.060 pessoas tiverem o nome limpo, esse ano, foram 10.183 cancelamentos no mesmo período.

Bittelbrunn também pontuou outras situações que explicam esses dados, como os comércios fechados durante grande período, o que fez com que o lojista não tivesse tempo para inscrever o mau pagador no registro, ou não o fez porque não teve chances de cobrar o cliente.

“Sem falar na preocupação do cliente. Eles não sabem se vão ter dinheiro, então não compram. E tem a nossa parte também, até com campanha, que nós sempre orientamos, e continuamos, para que o consumidor, quando receber algum dinheiro, pague a dívida primeiro, antes de fazer outra”, complementa Bittelbrunn.

Em busca de reduzir os prejuízos, o comércio em Blumenau está focado em retomar as vendas, principalmente aproveitando as datas comemorativas que ainda restam em 2020. Nesta semana, foi lançada a campanha de Dia dos Pais, com destaque também para o comércio delivery, enquanto a pandemia de coronavírus permanece.


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